Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Velejadores capixabas se destacam em Campeonato Brasileiro de Laser no Rio de Janeiro

O 45º Campeonato Brasileiro de Laser aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, durante cinco dias

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A velejadora do Iate Clube do Espírito Santo (ICES) e atleta de alto rendimento da Marinha do Brasil, Odile Ginaid, começou o ano de 2019 navegando em bons ventos. A bicampeã brasileira garantiu o terceiro lugar na classe feminino no 45º Campeonato Brasileiro de Laser, realizado no último final de semana (20), em Niterói, Rio de Janeiro. Na classificação geral, Odile ficou em 4ª lugar no total de 74 velejadores.

Ao todo, foram realizadas 10 regatas e o maior desafio dos participantes durante a competição, foi conseguir destaque na raia de Niterói, conhecida por ventos inconstantes.

“Começamos o Brasileiro cientes que a raia de Niterói traz surpresas. Os ventos inconstantes cancelaram algumas regatas. Tive um início de competição difícil, uma escapada na largada me tirou a chance de disputar pelo primeiro lugar, mas fui crescendo e consegui um bom resultado”, disse Odile Ginaid.

Uma outra dificuldade que os velejadores enfrentaram durante os cinco dias de competição foi o fator temperatura. “Tinha tempo que não velejava contra o fator temperatura. Os dias em Niterói foram muito quentes e com ventos de fracos a moderados. Isso aumenta o desgaste e precisamos nos esforçar bastante” , completou Odile.

Publicidade

A velejadora completa que segue na preparação para disputar o Sul-Americano em Paracas, no Peru, no final de fevereiro, onde será definida a vaga para o Panamericano.

Superman capixaba entre os top 10 do país

Publicidade

Quem também merece todos os aplausos da torcida capixaba, é o jovem velejador do ICES, João Pedro Medeiros, de 15 anos. Ele participou do seu primeiro Campeonato Brasileiro e já está entre os top 10 do Brasil na classe 4.7. O superman capixaba, como é chamado carinhosamente entre os velejadores do estado, trouxe na bagagem um quarto lugar na classe 4.7, na categoria sub 18, e ficou em 9º lugar geral em um total de 31 velejadores.

“Estou muito feliz com o resultado que tive para um primeiro brasileiro. Não havia corrido com muitos barcos antes e estava um pouco receoso, principalmente com as largadas. Mas, eu consegui uma colocação entre os 10 melhores velejadores 10 num campeonato com nível técnico alto”, ressaltou João Pedro Medeiros.

Publicidade

Para João, sua maior superação durante o campeonato foi fazer boas largadas. “Minha maior dificuldade eu imagino que tenha sido entender a dinâmica do pelotão da frente, mas consegui fazer boas largadas na maioria das regatas, o que envolve muito controle do barco, precisão e calma”, completou o velejador.

E o próximo desafio além fronteiras do Espírito Santo para nosso Superman será n Copa da Juventude, realizada em Porto Alegre, entre 5 a 10 de fevereiro, e é classificatória para o mundial da juventude.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.