Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vilões: conheça os alimentos que podem desencadear a obesidade

11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade e especialista faz alerta para os alimentos que prejudicam a saúde

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Obesidade é uma data que visa alertar a população sobre a prevenção da doença, que a cada ano, cresce no Brasil e no mundo. As últimas pesquisas da OMS, revelaram que 19% da população é obesa só no País. Ainda de acordo com a entidade, essa é a segunda principal causa de morte no mundo.

Especialistas informam que o problema é grave e ocasionado por diversos motivos. Contudo, em sua maioria, as pessoas obesas são sedentárias e com hábitos alimentares ruins. Apesar de existir diversas possibilidades de tratamentos eficazes para tratar a obesidade, os médicos alertam: A prevenção sempre será a melhor alternativa.

E ao falar em âmbito alimentar, que é considerado por muitos, o principal responsável pelo ganho de peso, é importante que as pessoas tenham consciência dos alimentos que são responsáveis pela má qualidade da saúde, e tem "culpa" pelos quilos em excesso na balança. 

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A nutricionista, Marina Uvo explica que a principal recomendação é o equilíbrio. "Nada em excesso é bom, as pessoas precisam dar importância para a reeducação alimentar. Serem mais seletivas com as escolhas dos alimentos, e essa seleção deve ocorrer desde o supermercado. Não é sobre o que está em sua dispensa, e sim, sobre o que você escolhe colocar nela", comentou a nutricionista.

Publicidade

Marina preparou uma lista com a classificação dos alimentos que são prejudiciais a saúde e enfatiza que é importante lembrar de comer estes e quaisquer outros alimentos em quantidades moderadas e com pouca frequência para manter o equilíbrio. 

Alimentos Vilões

Publicidade

✓ Açúcar refinado

✓ Óleo em excesso, especialmente no preparo e tempero dos alimentos

Publicidade

✓ Refrigerantes, refrescos e sucos adoçados

✓ Balas e gomas açucaradas

✓ Alimentos empanados e/ou fritos

✓ Sorvetes, picolés, doces e bombons com gordura hidrogenada e/ou excesso de açúcar

✓ Biscoitos e bolos

✓ Bebidas alcoólicas

✓ Carnes ou vísceras com alto teor de gordura, além dos embutidos. 

A nutricionista ainda alerta que a ingestão desses alimentos não necessariamente, levará ao desenvolvimento da obesidade. Porém, são influenciáveis, principalmente quando consumidos em excesso. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.