Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gravidez psicológica canina - saiba o que é, sintomas e tratamento

Gazeta Digital|

Meu Bicho e Eu
Meu Bicho e Eu Meu Bicho e Eu

A gravidez psicológica canina é mais comum do que se imagina. E é preciso tomar vários cuidados para trata-la e cuidar também para evitar. Afinal é um transtorno não apenas para o tutor, mas principalmente para a cadelinha.

O que é gravidez psicológica canina

Gravidez psicológica é um distúrbio hormonal e esse transtorno causa sintomas de gravidez quando não há filhotes. Mas a cadela se sente como se realmente estivesse grávida.

A gravidez psicológica também acontece em pessoas e nesse caso se explica como um fator emocional entre mulheres que desejam muito engravidar ou que tem medo de engravidar. Nas cadelas, no entanto, especialistas acreditam que seja como um fator da natureza para que outras fêmeas possam cuidar de filhotes que perderam a mãe.

Publicidade

Sintomas e sinais

-Aumento das mamas

Publicidade

-Aumento da barriga

-Leite nas mamas

Publicidade

-Náuseas

-Cuidar de objetos como se fossem filhotes

-Fazer ninho para os filhotes que ela não tem

-Falta de apetite

É preciso estar atento para as combinações de sinais. Sinais isolados podem indicar outras coisas. Fique atento!

Como lidar

Se sua cadela começou a apresentar sintomas de gravidez psicológica, é necessário leva-la ao veterinário. Muita gente recomenda retirada dos objetos que ela vê como filhotes. Mas isso pode aumentar a ansiedade e tristeza da cadela.

Evite retirar os objetos e cuidado para ela não se sentir ameaçada e ficar agressiva. Uma boa forma de ajudar o corpo a se regular é aumentando os exercícios e para ela se sentir segura perto de você, ofereça petiscos e não ameace retirar os objetos que ela está protegendo.

Dependendo do nível e do tempo que esses sinais se prolongam, o veterinário pode fazer uso de medicamentos. É extremamente importante seguir corretamente as orientações do especialista.

Como evitar

A única forma de prevenção é a castração, não tem como afirmar que uma cadela castrada não terá gravidez psicológica canina. Isso pode sim acontecer, mas como são os hormônios que causam esse transtorno, a castração é a melhor chance de evitar que a cadela apresente os sinais de gravidez psicológica e venha a sofrer com isso.

Como foi dito, são os hormônios que causam essa confusão e não existem grandes prevenções. Mas unir a castração a prática regular de exercícios e boa alimentação do seu cãozinho pode aumentar as chances de evitar que sua cadelinha desenvolva esse transtorno.

Fonte e imagens: web cachorros.

*Página semanal com atualização aos sábados

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.