Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Simulado de rompimento de barragem mobiliza 11 mil pessoas

Gazeta Digital|

Barragem Brumadinho
Barragem Brumadinho Barragem Brumadinho

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que 11.017 moradores de três cidades mineiras vão passar, neste domingo (31), por simulação de fuga para casos de rompimento de barragem.

Todos eles vivem em áreas que podem ser atingidas pela lama de rejeitos de três estruturas da mineradora Vale, que tiveram o nível de risco aumentado para três – o grau máximo da escala – na última quarta-feira (27).

Segundo a Defesa Civil, esta população não precisa ser retirada de casa, tendo em vista que em caso de colapso, a onda de rejeitos demoraria mais de uma hora para atingir os imóveis.

Na cidade de Raposos, em Região Metropolitana de Belo Horizonte, 2.300 pessoas devem participar da simulação. Eles são ameaçados pela barragem B3/B4, que fica em Nova Lima, cidade vizinha.

Publicidade

Moradores do distrito de Honório Bicalho, que pertence a Nova Lima, também estão em risco devido à mesma estrutura. Na comunidade, 4.354 moradores devem passar pelo teste.

Já em Itabirito, a 57 km de Belo Horizonte, 4.363 pessoas vão ser submetidas ao treinamento. Lá será necessária a realização do teste por causa das barragens Forquilha 1 e 3, que ficam na cidade vizinha, Ouro Preto.

O simulado será acompanhado por representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Nas três cidades, ele acontece, simultaneamente às 15h.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.