Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Só 5,7% dos alunos do Ensino Médio sabem matemática

Gazeta Digital|

Escola
Escola Escola

No fim do Ensino Médio os estudantes de Mato Grosso, sejam eles de escolas públicas ou privadas, sabem pouco de matemática. É o que mostra o monitoramento do Todos Pela Educação. No estado, 5,7% dos alunos no último ano da educação básica tem o aprendizado adequado de matemática. Foram examinados os dados de 2007 até 2017.

Leia também -60% das meninas de 7 a 14 anos sofrem abusos, diz MPE

O levantamento usa índices de testes como a Prova Brasil e distribui os estudantes em 4 níveis: insuficiente, básico, proficiente e avançado. São considerados alunos com aprendizado adequado aqueles que estão nos níveis proficiente e avançado. Foram analisados dados de estudantes das redes pública e privada.

Foi mostrado que, na maioria dos casos, ocorreram avanços no aprendizado dos alunos brasileiros. Mas os números do estado ainda são alarmantes. No 3º ano do Ensino Médio 23,7% dos estudantes tem aprendizado suficiente de português, o que coloca Mato Grosso como o 8º pior no país. No entanto, em 2007 apenas 18% dos alunos tinham esse nível de conhecimento na disciplina.

Publicidade

Para os que estavam no 9º ano do ensino fundamental, a situação é um pouco melhor: 17,4% sabem matemática e 34,5% tem aprendizado correto de português. O melhor cenário é no 5º ano do ensino fundamental, onde 44,7% dos estudantes tem aprendizado adequado de matemática e 57,8% tem de português.

Quando se fala em educação básica, na educação infantil (creche e pré-escola) a responsabilidade maior é do município, já no ensino fundamental (1º ao 9º ano) município e estado dividem a responsabilidade e recursos. O ensino médio, que encerra a educação básica, é de responsabilidade dos estados ou da União, no caso das escolas federais.

Publicidade

Entre os estudantes que tiveram notas avaliadas pelo Todos Pela Educação, no 5º ano do ensino fundamental, os melhores índices de aprendizado adequado estavam nos municípios de Ribeirãozinho (627 km ao Sul de Cuiabá) que teve 85,5% dos alunos com conhecimento em português e 77,1% em matemática. Na outra ponta está Jangada (80 km ao Norte), com 23,9% de aprendizado adequado em português e 12,3% em matemática.

Quando a análise é dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, ou seja, no último ano antes de entrar no ensino médio, os melhores desempenhos foram em Rio Branco (356 km a Oeste) com 56,4% em português e 46,4% em matemática. Os piores percentuais nessa etapa foram registrados em Indiavaí (367 km a Oeste) em português (6,3%) e Barão de Melgaço (113 km ao Sul) em matemática (1,4%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.