Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo do Acre fecha abrigo de haitianos em Brasileia

Refugiados agora terão que seguir viagem até a capital, Rio Branco

Cidades|Da Agência Brasil

Haitianos são encaminhados para empregos em outros Estados
Haitianos são encaminhados para empregos em outros Estados Haitianos são encaminhados para empregos em outros Estados

O governo do Acre determinou a desativação do abrigo de haitianos em Brasileia, ao sul do Estado. O antigo abrigo será substituído por um novo, na capital, Rio Branco. Segundo o secretário de Direitos Humanos acriano, Nilson Mourão, o abrigo de Brasileia deverá ser fechado neste final de semana.

Para os novos imigrantes que entrarem no Brasil pela fronteira do Acre, a orientação é a de que sigam viagem até Rio Branco para providenciar documentação. Até então, Brasileia e Epitaciolândia eram as cidades que faziam o primeiro acolhimento dos estrangeiros.

A estimativa é que pelo menos 20 mil haitianos tenham passado por Brasileia, aumentando a demanda por serviços. Até agora foram gastos R$ 15 milhões no acolhimento dos haitianos. O secretário comentou a decisão do governo.

— Brasileia é uma cidade pequena, que estava tumultuada com a quantidade de imigrantes e lidando com a situação há quatro anos. O governo entendeu que a alternativa é enviá-los para Rio Branco. Os imigrantes não vêm para ficar. O Estado [Acre] é a porta de entrada.

Publicidade

Leia mais notícias de Cidades

Com rodovia fechada, governo federal freta aviões para retirar refugiados haitianos do Acre

Publicidade

Nos abrigos, os estrangeiros recebem alimentação, documentação, serviço de atenção à saúde e oferta de trabalho por parte de representantes de empresas que visitam o local. Com o fechamento do abrigo, desde a semana passada, 950 estrangeiros deixaram Brasileia rumo a São Paulo e aos estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

— Eles [os estrangeiros] sabem para onde vão, têm roteiros, eles não vêm sem ter isso. Há quem fique em São Paulo, muitos outros vão para o Sul.

Cheia agrava situação de imigrantes no Acre

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.