Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grande meteoro explode em luz no céu do Rio Grande do Sul

Fenômeno aconteceu nesta madrugada. Segundo diretor do Observatório de Taquara, desde janeiro, 11 mil meteoros caíram apenas no estado

Cidades|Do R7, com informações da Record TV

Clarão provocado pela explosão do meteoro foi percebido na madrugada no RS
Clarão provocado pela explosão do meteoro foi percebido na madrugada no RS Clarão provocado pela explosão do meteoro foi percebido na madrugada no RS

Um grande meteoro foi registrado durante a madrugada desta quinta-feira (1°) no céu do Rio Grande do Sul. O clarão provocado pelo fenômeno impressionou observadores.

Nas imagens, é possível ver o exato momento em que o meteoro entra na atmosfera e depois explode em um clarão. As imagens foram feitas pelas câmeras de um observatório particular de Taquara, cidade que fica a cerca de 80 Km de Porto Alegre.

Leia maisPerseidas: a chuva de meteoros que pode ser vista do Brasil e como ela se forma

Desde 2016, quando o observatório começou a acompanhar o trabalho, esse foi o maior meteoro já registrado. É provável que alguns pedaços tenham resistido ao calor da entrada da atmosfera.

Publicidade

Os fragmentos que podem ter resistido à explosão são bastante atrativos e, por serem formados por substâncias que não existem na Terra, eles têm um alto valor econômico.

Veja também: Em SP, operação mira fraudes e sonegação no setor farmacêutico

Publicidade
Momento exato da entrada do meteoro na atmosfera e depois vem o clarão
Momento exato da entrada do meteoro na atmosfera e depois vem o clarão Momento exato da entrada do meteoro na atmosfera e depois vem o clarão (Joyce)

Outro evento

Um fenômeno parecido já tinha assustado moradores do Nordeste este ano. Um meteoro passou pelo céu de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia. Além do clarão, o barulho causou espanto e medo. 

Publicidade

Segundo o diretor do Observatório de Taquara, Carlos Fernando Jung, desde janeiro, 11 mil meteoros caíram nas áreas monitoradas do Rio Grande do Sul.

Veja o exato momento que o meteoro entra na atmosfera do Rio Grande do Sul:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.