Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guaíba registra maior nível em 74 anos

Por medidas de segurança todas as comportas foram fechadas

Cidades|Do R7

O fechamento completo das comportas não acontecia desde a década de 1970
O fechamento completo das comportas não acontecia desde a década de 1970 O fechamento completo das comportas não acontecia desde a década de 1970

O nível das águas do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, atingiu neste sábado (17) os 2 metros e 94 centímetros, maior marca em 74 anos. As informações são do jornal Zero Hora.

Com o aumento do volume, as águas invadiram o Cais Mauá, passaram por frestas das comportas e chegaram a atingir uma avenida da cidade de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre.

Conforme o Sistema Metroclima da prefeitura de Porto Alegre, as águas deverão ficar ainda mais represadas por conta de um vento sul que deve ganhar força ao longo do dia. Na medição da Ilha da Pintada, o nível do Guaíba está com 2,37m.

Por medidas de segurança, houve fechamento das três últimas comportas do sistema de prevenção contra cheias de Porto Alegre. As três comportas que foram fechadas ficam na Avenida Cairú, na Avenida São Pedro e na Avenida Mauá, na entrada principal do Cais Mauá.

Publicidade

— Estamos incorporando o fechamento das comportas na nossa rotina diária. Sempre que o Guaíba chegar próximo a 2m90cm, nós vedaremos, de forma preventiva, para dar segurança à cidade — explicou, na sexta-feira, Tarso Boelter, diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

O fechamento completo das peças não acontecia desde a década de 1970.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.