Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hemocentro lança campanha de doação de sangue durante o Carnaval

O Hemocentro da Paraíba lançou uma campanha para conseguir doações de sangue durante o período carnavalesco – quando funciona normalmente –, a HemoFolia Solidária. Segundo a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, neste período de pandemia do novo coronavírus “ser solidário é uma grande atitude”.  “Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Sangue não se […]

Cidades|

Sangue, Hemocentro, Doar sangue
Sangue, Hemocentro, Doar sangue Sangue, Hemocentro, Doar sangue

O Hemocentro da Paraíba lançou uma campanha para conseguir doações de sangue durante o período carnavalesco – quando funciona normalmente –, a HemoFolia Solidária. Segundo a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, neste período de pandemia do novo coronavírus “ser solidário é uma grande atitude”. 

“Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Sangue não se fabrica e não se vende só se obtém através da doação voluntária”, pontuou Shirlene Gadelha. Aqueles que desejarem doar sangue e fazer o cadastro para doação de medula óssea podem ir ao Hemocentro de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7 às 13h. 

A diretora geral do Hemocentro da Paraíba lembra que os vacinados contra o novo coronavírus devem respeitar o prazo de inaptidão temporária que visa garantir a integridade física de doadores e receptores de transfusão de sangue.

No caso de o candidato à doação de sangue ter tomado a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas após a aplicação do imunizante.

Publicidade

Já quem tomou a vacina AstraZeneca, desenvolvida na Universidade Oxford, no Reino Unido, e produzida pela Fiocruz, o prazo de inaptidão é de sete dias depois do uso.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

Publicidade

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais (pai ou mãe)

Publicidade

– Pesar no mínimo 50kg

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

– Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde 2 horas para doar

– Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Habilitação Nacional).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.