Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça manda desocupar mais 11 escolas em Goiás

Ocupantes não querem que a gestão das unidades seja transferida para Organizações Sociais

Cidades|

A Justiça concedeu liminares de reintegração de posse de mais 11 escolas ocupadas por estudantes de Goiás. A ocupação ocorreu por discordância com o plano do governo estadual de transferir a gestão das unidades para Organizações Sociais. Ao todo, 26 escolas estão ocupadas no Estado desde o início de dezembro. Três unidades de Goiânia já estavam com ordens de desocupação, que ainda não foram cumpridas.

As novas decisões, publicadas no sábado (23) foram dadas para três escolas ocupadas em Aparecida de Goiânia e oito em Anápolis. O juiz de Aparecida de Goiânia Desclieux Ferreira da Silva considerou que, embora seja garantido o direito de liberdade de expressão, a ocupação das escolas viola outros direitos fundamentais, como o da educação.

Falta de qualidade das instituições reduz bolsas do ProUni, diz Mercadante

PR: adolescente confessa assassinato de menino de seis anos após discussão

Publicidade

O juiz de Anápolis Carlos Eduardo Rodrigues de Souza condicionou a reintegração à realização de uma audiência pública sobre o novo sistema de gestão. Segundo ele, é preciso alcançar o equilíbrio entre a desocupação das escolas, que permitirá a continuidade do ano letivo, e os anseios da comunidade escolar de participar da discussão das mudanças propostas.

Ele fixou multa de R$ 10 mil por dia, a ser paga pelos ocupantes, caso a liminar não seja cumprida. O programa vai atingir 200 das 1.180 escolas estaduais. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Goiás já publicou o edital de chamamento público das 23 primeiras escolas. O ano letivo começou no último dia 20, mas as escolas ocupadas estão sem aulas. A notificação dos ocupantes deve ocorrer na segunda-feira (25).

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.