Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça nega pedido de empresa para continuar a administrar o Porto de Imbituba, em Santa Catarina

Administração retorna à União e à Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Cidades|Da Agência Brasil

Concessão da Companhia Docas venceu em julho do ano passado
Concessão da Companhia Docas venceu em julho do ano passado Concessão da Companhia Docas venceu em julho do ano passado

A Justiça Federal negou o pedido da Companhia Docas, uma empresa privada, para retomar a administração do Porto de Imbituba (SC). A administração do empreendimento retornou à União e à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), mas a empresa ajuizou uma ação tentando assegurar a continuidade do contrato.

A concessão da empresa venceu em julho do ano passado, e a Companhia Docas de Imbituba havia conseguido uma liminar permitindo o controle das operações do porto até 2016. A alegação da empresa foi que, durante o período da Segunda Guerra Mundial, ela foi impedida de atuar no porto. A AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu e conseguiu derrubar a liminar no TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Leia mais notícias de Cidades

A empresa ajuizou uma ação idêntica na 8ª Vara Federal do Distrito Federal, mas o Juízo entendeu que a ação não apresentava nenhum fato novo em relação à ação julgada anteriormente no TRF1 e ainda condenou a empresa ao pagamento de multa no valor de R$ 2 milhões por litigância de má-fé, por ter apresentado a mesma ação duas vezes.

Publicidade

Em novembro do ano passado, o governo federal assinou um convênio com o governo do estado para repassar a administração do porto para o estado. O convênio tem duração de dois anos, mas, de acordo com a assessoria de imprensa do governo de Santa Catarina, existe interesse de assumir o controle do porto por mais tempo.

Leia mais notícias na nova home do portal R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.