Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder comunitário é morto a tiros em Barcarena (PA) 

Paulo Sérgio Almeida Nascimento, de 47 anos, era conhecido por denunciar crimes ambientais e agrários

Cidades|Agência Brasil

O assassinato é investigado pela Delegacia de Vila dos Cabanos
O assassinato é investigado pela Delegacia de Vila dos Cabanos O assassinato é investigado pela Delegacia de Vila dos Cabanos

O líder comunitário Paulo Sérgio Almeida Nascimento, de 47 anos, foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (12), na zona rural de Barcarena, região metropolitana de Belém do Pará. Representante da Cainquiama (Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia), Nascimento era conhecido por denunciar crimes ambientais e agrários.

Nascimento foi baleado por um homem ainda não identificado poucas horas após chegar à sua casa, em uma área do distrito de Vila dos Cabanos ocupada por sem-terras.

Cruz Vermelha chega a Barcarena (PA) após laudo apontar vazamento de refinaria Hydro Alunorte

Segundo testemunhas, o líder comunitário foi alvejado por volta das 3h30, quando se levantou para ir ao banheiro, instalado fora da casa de madeira. O autor do crime fugiu pela mata.

Publicidade

O assassinato está sendo investigado pela Delegacia de Vila dos Cabanos, com o apoio da Divisão de Homicídios de Belém. Oito pessoas próximas a Nascimento devem prestar depoimento ainda nesta terça-feira (13).

Na segunda-feira (12), policiais ouviram pessoas que viviam perto do líder comunitário ou o viram em suas últimas horas de vida para tentar remontar os passos da vítima e tentar descobrir o que ocorreu.

Publicidade

Há tempos, Nascimento e outros integrantes da Cainquiama questionavam as operações de empresas como a mineradora Hydro AluNorte, cujos resíduos tóxicos atingiram igarapés e rios da região no mês passado.

Moradores de Barcarena recebem galões de água potável após vazamento de bauxita

Publicidade

Em nota, o Ministério Público do Pará confirmou que, em janeiro deste ano, integrantes da associação comunitária denunciaram que estavam sendo ameaçados por policiais militares.

Após a denúncia, a Promotoria de Justiça Militar solicitou à secretaria estadual de Segup (Segurança Pública e Defesa Social) que adotasse as providências necessárias para garantir a integridade e a segurança dos denunciantes.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, disse na segunda-feira à noite que o pedido do promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, envolvia a disponibilização de proteção policial para algumas das lideranças comunitárias de Barcarena que afirmavam que suas residências tinham sido invadidas por policiais militares.

Laudo confirma vazamento em depósito de rejeitos tóxicos no Pará

O secretário afirma ter respondido ao promotor que os pedidos de proteção às pessoas ameaçadas deviam ser encaminhados primeiramente à Sejudh (Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos).

A secretaria seria responsável por encaminhar os pedidos para a avaliação do Conselho do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos do Estado.

Ainda de acordo com Rocha, outro caminho seria o próprio Ministério Público estadual, que tem assento no conselho estadual, apresentar a denúncia à Secretaria de Justiça. Segundo Rocha, o pedido nunca chegou à Sejudh.

“Tomei conhecimento deste caso hoje [12] e vi que, apesar da resposta da Segup [para o MP] sobre o trâmite a ser seguido, não houve a condução do caso, o que será feito de imediato por nós, para que a Sejudh faça a análise e avalie se cabe a proteção [para outros membros da Cainquiama] e, em caso positivo, em qual programa será feito o ingresso dos envolvidos”, declarou o secretário a jornalistas após o assassinato de Nascimento.

Especialista avalia vazamentos de rejeitos em Barcarena (PA)

A Corregedoria-Geral da Polícia Militar já instaurou IPM (Inquérito Policial Militar) para apurar as denúncias de que policiais militares teriam ameaçado e invadido as residências das lideranças comunitárias.

Em nota, a Hydro AluNorte informou que condena qualquer ação violenta e repudiou qualquer associação entre suas atividades e represálias aos moradores, comunidades e lideranças comunitárias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.