R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

2 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Cidades/Notícias

Icone de Cidades Cidades

Arte/R7
publicado em 09/04/2010 às 15h54:

Caixa libera FGTS para vítimas das enchentes no RJ

Banco cria conta para receber doações e repassará móveis para atingidos pelas chuvas

Do R7

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (9) que vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) às pessoas atingidas pelas chuvas no Rio de Janeiro. Além da liberação do fundo, o banco fará uma série de ações para auxiliar as vítimas das enchentes que atingem o Estado desde a última segunda-feira (5).

Embora o anúncio da liberação do dinheiro seja uma boa notícia em meio ao caos pelo qual passa o Estado, o dinheiro pode demorar para chegar às mãos dos cariocas. De acordo com a assessoria de imprensa, a liberação do FGTS depende das prefeituras dos municípios afetados.

As cidades devem fazer um documento descritivo, com todas as áreas realmente afetadas pelas chuvas. O levantamento precisa ser detalhado, com os bairros afetados e o nome das ruas – a situação de calamidade pública, somente, não justifica a agilização do processo. Segundo a Caixa, depois da entrega do documento, o Diário Oficial publica o material e, a partir daí, o pagamento sai em até 90 dias. 

De acordo com a assessoria, o banco deve montar uma estrutura especial em um dos estádios da cidade para fazer o pagamento do benefício - como ocorreu em Santa Catarina, no final de 2008, quando 135 pessoas morreram e 103 mil foram atingidas pelas chuvas. Isso porque o número de afetados pelas enchentes é muito grande. Até sexta-feira (9), a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro encontrou 190 corpos.

Outras ações


O banco criou uma conta para receber depósitos em qualquer agência da Caixa, lotéricas, correspondentes bancários e transferência pela internet. O número da conta é 0199.006.2010-1.

A instituição também começou a arrecadar doações de roupas de cama, mesa e uso pessoal, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza. A coleta desses objetos é feita em todas as agências da região metropolitana do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Niterói.

A central de telemarketing do banco - 0800-726-0101 – está a postos para passar todas as informações aos interessados em doar dinheiro, roupas ou mantimentos aos afetados pelos temporais no Rio de Janeiro.

O atendimento e o pagamento do FGTS às vítimas será priorizado em todas as agências da Caixa – assim que sejam cumpridos os trâmites legais para a liberação do dinheiro. O serviço poderá ser efetuado em horários e locais especiais.

O banco também vai fornecer assistência técnica para elaboração de projetos pelos municípios. O Programa Minha Casa Minha Vida terá como foco principal as localidades atingidas pelas enchentes.

Por fim, a Caixa passa a emitir gratuitamente CPF para as populações atingidas e doará mobiliário não utilizado pela instituição para as vítimas, por meio das Secretarias de Ação Social das cidades afetadas.

Veja Relacionados:  fgts,rj, chuvas,enchentes
fgts  rj  chuvas  enchentes 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping