Os dois seguem para o fórum de Jacarepaguá, na zona oeste
O comboio da Polícia Civil que leva o goleiro Bruno Fernandes e seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, para a 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, na zona oeste, enfrentava engarrafamento às 11h50 desta quinta-feira (26) por causa do tráfego intenso na região.
Eles são suspeitos de crimes contra a ex-amante de Bruno, Eliza Samudio, e participarão de oito audiências na capital fluminense nos próximos 30 dias. A primeira será às 14h.
Os amigos, que estão presos desde o início de julho em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), saíram de uniforme vermelho, sem algemas e em viaturas separadas às 8h50 do presídio de segurança máxima Nelson Hungria e chegaram ao aeroporto da Pampulha, em BH, às 9h25. Decolaram em um avião da Polícia Civil mineira para o Rio às 9h48.
A viagem durou aproximadamente uma hora até o aeroporto Santos Dumont, no Centro. Bruno e Macarrão saíram da aeronave às 10h55, mas retornaram às 10h57 para trocar de roupa. Às 11h01 já estavam caminhando pela pista do aeroporto Santos Dumont em direção a viaturas da Polícia Civil.
De lá, seguiram para o Instituto Médico Legal do Centro do Rio, onde chegaram às 11h19 para a realização de exames de corpo de delito. Os procedimentos duraram menos de 15 minutos e os suspeitos então puderam ser levados para o fórum de Jacarepaguá.
Isolados por 30 dias em Bangu
O promotor Eduardo Paes, da 1ª Vara Criminal, confirmou que os dois ficarão na capital fluminense por 30 dias para oito audiências, embora o advogado Ércio Quaresma negue. No período, eles ficarão presos no complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste, em celas separadas, isolados dos outros detentos e sem poder receber visitas.
Esta primeira audiência será de instrução e julgamento do processo em que são acusados de sequestro e lesão corporal contra Eliza, em outubro de 2009. O atleta sempre se recusou a falar sobre o caso à polícia e sempre afirmou que falaria somente em juízo.
Na audiência, cinco testemunhas de acusação serão ouvidas, chamadas pelos Ministério Público. As testemunhas da defesa serão ouvidas em outra data que ainda será definida.
A defesa de Bruno indicou oito testemunhas, sendo que três foram afastadas pelo magistrado. A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o diretor-executivo de futebol do clube Zico, o técnico campeão brasileiro pelo time Jorge Luis Andrade da Silva, o Andrade, o goleiro Paulo Victor Mileo Vidotti e Christian Chagas Tarouco serão ouvidos.
O juiz recusou o pedido de convocação de Quaresma a Eliza Samudio, o jogador Adriano e de Vagner Love. O magistrado entendeu que "provas irrelevantes, impertinentes ou protelatórias podem ser indeferidas".
As testemunhas indicadas pela defesa de Macarrão são: Luiz Carlos Samudio, pai de Eliza, Milena Baroni Fontana, o jogador Leo Moura, Fabiana Albuquerque, Cíntia Moraes, Amanda Zampiere, o jogador Rodrigo Alvim e Álvaro Luiz Maior de Aquino, ex-zagueiro do Flamengo.
A prisão preventiva dos dois foi decretada no dia 8 de julho. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, Bruno teria agredido Eliza física e psicologicamente, em 2009, exigindo que a ex-amante fizesse um aborto. Na época, Eliza estava grávida de cinco meses e tentava provar na Justiça que Bruno é o pai da criança.