R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha
Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Rio e cidades/Notícias

Icone de Rio e cidades Rio e cidades

publicado em 27/02/2010 às 18h21: atualizado em: 27/02/2010 às 15h35

Infraero diz que terremoto no Chile cancela 32 voos

Aeroportos do país estão fechados durante 24 horas

Do R7

O terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu na madrugada deste sábado (27) o Chile, fez com que 32 voos fossem cancelados nos aeroportos Tom Jobim (Rio), Cumbica (São Paulo) e Florianópolis (SC).Até por volta das 15h30 deste sábado o número de mortos confirmados era de 147.

Sentiu o terremoto no Chile? Envie seu relato

O terremoto levou as autoridades chilenas a suspender todos os voos em todos os terminais do país. A situação fez com que o principal aeroporto do país, o Santiago Arturo Merino Benitez, em Santiago do Chile, fosse fechado. O DGAC (Departamento Geral de Aeronáutica Civil), ligado ao Ministério da Defesa do Chile, espécie de Infraero daquele país, informou que as pistas, sistemas de rádios e de luzes não sofreram danos. Entretanto, houve problemas na estrutura do terminal de passageiros, o que fez com que ele fosse fechado pelo menos por 24 horas, podendo ser prorrogado por 48 horas.

Em Concepción, a segunda principal cidade do país, as pistas também saíram ilesas e o terminal de passageiros teve pequenos danos.

Em avaliação preliminar nos principais aeroportos do país, o DGAC informou que quase todos estão em condições de funcionamento. Entretanto, os voos comerciais permanecerão suspensos, segundo o órgão.

No Brasil, a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), informou que todos os voos previstos para o Chile estão cancelados neste sábado. Do Tom Jobim (Rio), estavam previstos dez voos – entre chegadas e partidas – das empresas GOL, Lan Chile e TAM.

Do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande São Paulo), mais conhecido como Cumbica, estavam previstos oitos voos das mesmas empresas. O aeroporto internacional de Florianópolis (SC) teria um total de 14 voos charter das aéreas Sky e Principal, operados pela World Service.

A Infraero recomenda aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas para consultar a situação de seus voos. A empresa informou em nota se solidarizar com a situação do Chile e lamenta as mortes.


Tremor - O epicentro do terremoto foi no mar na região chilena de Maule, no Oceano Pacífico, a cerca de 115 km de Concepción e com 35 km de profundidade. O tremor ocorreu às 3h34 (4h34 em Brasília).

Outros abalos de menos magnitude – situação comum quando ocorrem catástrofes desse tipo – também foram registrados momentos depois do tremor principal.

A situação fez ainda com que o Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês) emitisse alerta para tsunamis.

O terremoto provocou muita destruição e mortes em várias cidades do país, entre elas Concepción, a segunda maior do Chile, com cerca de 600 mil habitantes, e a capital, Santiago do Chile.

 

 

Veja Relacionados:  chile, michelle bachelet, terremoto
chile  michelle bachelet  terremoto 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 


 

 


Shopping
Ir para a home do site