R7 - Notícias

Buscar no site
Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Rio e cidades/Notícias

Icone de Rio e cidades Rio e cidades

topo-chuva-nordeste

publicado em 21/06/2010 às 17h10:

Lula libera saque do FGTS para vítimas
das chuvas em Alagoas e Pernambuco

Ao menos 31 pessoas morreram nesses Estados por causa das chuvas

Do R7, com Rede Record

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (21) que vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. Ao menos 31 pessoas morreram nesses Estados em decorrência das chuvas. Lula pediu um minuto de silêncio para as vítimas no início da 4ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília.

- Antes, [quero] lembrar a vocês que nós vamos fazer [liberação de recursos] com a mesma rapidez que nós fizemos para Santa Catarina ou que nós fizemos para o Rio de Janeiro, inclusive, liberando o fundo de garantia para aqueles que tiverem o fundo de garantia e que foram vítimas das enchentes. Então companheiros, um minuto de silêncio para os nossos irmãos e irmãs que foram vítimas da enchentes em Pernambuco e Alagoas.

O presidente disse que um hospital da FAB (Força Aérea Brasileira) será montando em Palmares (PE), onde o hospital está alagado. Lula deve se reunir nesta segunda-feira com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB). O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PMDB), também deve participar do encontro.

- Ontem à noite [domingo] conversei com os governadores. Alagoas tinha 1.000 desaparecidos e Pernambuco tinha entre 15 e 20 mil desabrigados. As cidades estão cobertas de água, como Palmares. Então, precisamos esperar a água baixar para que a gente possa fazer um levantamento. Estamos levando para lá um Hospital da Força Área Brasileira, sobretudo para Palmares, que ficou sem hospital. Ontem à tarde os helicópteros da Força Aérea retiraram os últimos companheiros que estavam cima das casas. Nós ainda não temos o total de vítimas, porque até a imprensa teve dificuldades de chegar aos locais atingidos no sábado e no domingo. 

De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, cerca de 105 mil famílias foram expulsas de suas casas por causa das enchentes dos principais rios que cortam o Estado. Até a manhã desta segunda-feira, 15 cidades estavam em estado de calamidade pública e 19 pessoas morreram por causa das chuvas em Alagoas.

As fortes chuvas do final da semana passada em Pernambuco são a principal causa dos alagamentos em cidades alagoanas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Um avião da FAB (Força Área Brasileira) deve pousar em Alagoas até o final desta segunda-feira com 20 mil cestas básicas e 15 mil colchões para as vítimas das chuvas que atingiram o Estado na última quinta (19) e sexta-feira (18). Os mantimentos serão distribuídos pela Defesa Civil com a ajuda do Exército e das Forças Armadas.

Dois hospitais de campanha foram montados nesta segunda para atender os atingidos pelas enchentes no Estado. Foram erguidas estruturas nas duas cidades mais afetadas: Jacuípe (96 km de Maceió) e Santana do Mundaú (76 km).

Doações
A secretaria pediu ajuda e o Governo de São Paulo mandou médicos da rede estadual para trabalhar nos hospitais de campanha. Profissionais de Pernambuco e da Paraíba também foram solicitados.

A Polícia Militar alagoana recebe, a partir desta segunda, doações para os afetados pelas chuvas no Estado. A PM vai recolher em todos seus batalhões alimentos não perecíveis, água potável e roupas.

Veja Relacionados:  FGTS, chuva
FGTS  chuva 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 


 

 


Shopping
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009 Rádio e Televisão Record S/A