Quadro teve sumiço notado no último dia 14 e foi apreendido no Rio
Agência EstadoO quadro "O Enterro", de Cândido Portinari, roubado do MAC (Museu de Arte Contemporânea) em Olinda (PE), foi localizado e apreendido neste sábado (31) no Rio de Janeiro. Uma pessoa foi presa em flagrante e levada para a sede da Polícia Federal no Rio.
O crime foi notado no dia 14 de julho, mas a data do roubo é desconhecida. A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, faz parte da Série Azul do artista. Ela integra um conjunto com outras quatro telas. Todas fazem parte do acervo do museu. O MAC não possui circuito interno de televisão e sua segurança é feita por vigilantes.
Um suspeito de participar da ação foi identificado pela polícia pernambucana no início desta semana. O depoimento dele serviu como base para os policiais encontrarem o quadro. No dia em que o sumiço da tela foi notado, 17 pessoas assinaram o livro de visitas.
O museu
O MAC foi fundado há 43 anos e tem 4.000 peças, mas ficam expostas aos visitantes cerca de 600. Segundo a polícia, o museu ficará fechado por tempo indeterminado, até a conclusão das investigações. O prédio onde funciona o museu é uma antiga cadeia pública.

O quadro Enterro foi roubado em Pernambuco e encontrado no Rio de Janeiro (Foto: Chico Porto/ JC Imagem/AE)