Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação liberta 11 indígenas em condições análogas à escravidão

Trabalhadores encontrados no MS não tinham acesso a água potável, dormiam no chão e tinham de caçar os próprios alimentos

Cidades|Do R7

Alguns trabalhadores dormiam no chão e outros em colchões improvisados
Alguns trabalhadores dormiam no chão e outros em colchões improvisados Alguns trabalhadores dormiam no chão e outros em colchões improvisados

Onze jovens de origem indígena, sendo quatro menores de idade, foram encontrados e resgatados em condições análogas à de escravo em uma fazenda na cidade de Antônio João (MS), próximo da divisa com o Paraguai, em operação que se iniciou no último dia 18.

A ação foi coordenada entre o MPT (Ministério Público do Trabalho), da Superintendência Regional do Trabalho e da Polícia Militar Ambiental.

Os jovens, que trabalhavam com a na retirada de pedras e de vegetação indesejada, não tinham acesso a água potável e tomavam banho, bebiam e lavavam suas roupas em um córrego local, além de dormirem no chão.

A alimentação era custeada pelos próprios indígenas e consistia em um pouco de arroz e, como mistura, sardinha ou animais silvestres que eram caçados pelos próprios trabalhadores.

Publicidade

Após a ação do MPT-MS, o empregador dos jovens indígenas foi notificado a comparecer a uma audiência administrativa, na qual o cálculo das verbas rescisórias e a quantia referente ao recolhimento das contribuições previdenciárias e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) serão apresentados.

O empregador terá de arcar com as multas dos autos de infração, com eventuais indenizações de danos morais individuais e coletivos e registrar os trabalhadores em carteira assinada.

Publicidade
Operação encontrou jovens indígenas em condições precárias
Operação encontrou jovens indígenas em condições precárias Operação encontrou jovens indígenas em condições precárias

Os jovens terão direito a receber o Seguro-Desemprego Trabalhador Resgatado em três parcelas, cada uma delas no valor de um salário mínimo, precisando fornecer o número de CPF.

O MPT informou, em nota, que tomará outras medidas para compensar os trabalhadores pelos danos morais “gravíssimos” sofridos.

Publicidade

Condições precárias

Durante o trabalho de resgate, os agentes da operação colheram depoimentos dos trabalhadores, que relataram trabalhar de segunda a sábado, das 6h às 17h, para receber R$ 65 por dia. Deste valor eram descontados os gastos com alimentação. Eles não possuíam registro em carteira. Alguns deles viviam em barracos de lona no meio da mata, os expondo a animais peçonhentos e a chuva.

Tampouco havia local para alimentação nem banheiros e equipamentos de proteção e de primeiros-socorros para os trabalhos.

Além dos banhos e hidratação nos córregos próximos, os jovens tinham de fazer as necessidades fisiológicas em uma mata próxima, a céu aberto.

População de rua busca saídas para não morrer de frio em São Paulo

" gallery_id="60af79511df97b8ebf000767" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/cidades/operacao-liberta-11-indigenas-em-condicoes-analogas-a-escravidao-27052021"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.