Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aulas da rede municipal de João Pessoa começam nesta quarta

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa inicia, nesta quarta-feira (9), as atividades do ano letivo 2022. Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), as atividades pedagógicas serão de forma presencial. Já nas escolas (fundamental I e II), as aulas serão iniciadas de forma remota, avançando de forma gradual para a presencialidade, até […] The post Aulas da rede municipal de João Pessoa começam nesta quarta first appeared on Portal Correio.

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa inicia, nesta quarta-feira (9), as atividades do ano letivo 2022.

Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), as atividades pedagógicas serão de forma presencial.

Já nas escolas (fundamental I e II), as aulas serão iniciadas de forma remota, avançando de forma gradual para a presencialidade, até chegar a 100% do atendimento aos estudantes, com previsão para o mês de março.

Nos Creis o retorno presencial considera a faixa etária, havendo uma alternância de dias para o acolhimento das crianças, por etapas.

Publicidade

Nesta primeira semana os Creis irão receber crianças dos Berçários I e II. Na próxima segunda (14) e terça-feira (15) será a vez dos Maternais I e II. A partir de quarta-feira (16) irão receber as crianças dos Pré I e Pré II. Todas as aulas funcionam em tempo integral, das 7h às 17h, e com a oferta de cinco refeições diárias.

No caso do Ensino Fundamental, de 09 a 11 de fevereiro a forma de atendimento será remota. Os professores da Pré-escola, nestes três dias, deverão desenvolver atividades de interação com os responsáveis das crianças e apresentar proposições de atividades lúdicas a serem realizadas em casa.

Publicidade

A Sedec orienta que sejam realizadas atividades de acolhimento, apresentação dos professores e das equipes de especialistas, interação com as famílias, campanha de mobilização para a vacinação das crianças e dos adolescentes, entre outras. Todas as atividades serão de forma remota.

Os professores deverão planejar atividades para o grupo de estudantes que ficará em casa, com aulas remotas, na semana seguinte, podendo utilizar as seguintes estratégias: formação dos grupos de WhatsApp; abertura de salas no Google Meet; uso das salas Google; e outras formas de interação.

Publicidade

Presencialmente parcial

Essa forma de atendimento será do dia 14 a 25 de fevereiro. Nas turmas de Pré-escola e nas turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, as escolas passam a receber grupos de 50% de estudantes, exceto nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Será seguido o horário escolar previamente organizado pela instituição, definido para cada componente curricular, para o ano letivo de 2022. Deve-se garantir os dias reservados para horários de departamento/formação.

Algumas atividades e/ou ações podem ser priorizadas com o grupo presencial. A equipe gestora, juntamente com os especialistas e com o apoio do corpo docente, deve fazer um levantamento do número de alunos ainda não imunizados.

A Sedec pede às famílias que não enviem para a escola o aluno ou aluna que esteja com sintomas gripais, com Covid-19 ou com familiares adoecidos.

Os professores deverão utilizar o início da realização das atividades de diagnóstico das aprendizagens para subsidiar a elaboração dos seus planos de ensino, caracterizando as turmas em termos de habilidades consolidadas ou não.

Previsão em março

A presencialidade total se dará com o avanço do processo de imunização, aproximando-se dos 100% dos estudantes matriculados.

O passaporte vacinal contra a Covid-19 dos alunos será exigido, desde que sejam disponibilizadas doses para todos, conforme agenda de vacinação do Ministério da Saúde e do Município, exceto para os alunos que tenham contraindicação respaldada em laudo médico.

Vacinação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai ofertar vacinas contra a Covid-19 para os alunos nas escolas da rede nesses três primeiros dias do ano letivo.

Confira clicando no link e veja a relação das escolas que estarão vacinando já nesta quarta-feira.

Disposições gerais

Será reforçada a limpeza e higienização dos ambientes. Os estudantes que ainda não foram imunizados terão direito a assistir às aulas nessa etapa da presencialidade parcial, ou seja, com a escola funcionando apenas com 50% da turma. O passaporte de vacinação só será exigido quando a Prefeitura ampliar a oferta da vacina para todos estudantes matriculados na Rede Municipal de João Pessoa.

O Comitê de Biossegurança da Unidade irá monitorar casos de sintomas gripais de estudantes e servidores. Ao identificar casos de Covid-19, o Comitê analisa a situação, comunica à Sedec e, em conjunto, define as providências necessárias.

O lanche ocorrerá na sala de aula e de forma escalonada. A escola deve garantir o intervalo do corpo docente, ainda que com tempo reduzido. Com o avanço da vacinação, e não havendo intercorrências, haverá deliberação quanto à retomada do horário escolar normal.

Escolas em reforma continuam o ensino de forma remota, até ser possível iniciar gradativamente ou na totalidade as aulas presenciais, de acordo com as orientações expostas.

The post Aulas da rede municipal de João Pessoa começam nesta quarta first appeared on Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.