Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exame Nacional de Residência oferece vagas em programas de residência médica no HU de Campina Grande

Estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de novembro pelo site do exame. Dos três hospitais universitários da Paraíba, apenas o Hospital Universitário Alcides […]

Portal Correio|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de novembro pelo site do exame. Dos três hospitais universitários da Paraíba, apenas o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) oferece vagas na seleção: são 29 oportunidades em nove programas de residência médica (confira a distribuição de vagas no fim do texto).

No total, a seleção oferecerá mais de 3,2 mil vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional em 81 instituições distribuídas em todo o país. As provas ocorrerão em 12 de dezembro deste ano. 

“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais. Com o Enare, nós oferecemos uma solução para esses e outros problemas”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa. 

As universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras. 

Publicidade

“Enem” da residência

O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas. 

Em 2020, houve a oferta de 405 vagas para oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Foram 304 para 41 especialidades de Residência Médica, oito para a Residência Uniprofissional (entre Enfermagem e Física Médica) e 93 para a Residência Multiprofissional, que incluiu enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Como o aumento de vagas deste ano, também é esperada uma maior diversificação nas especialidades profissionais. 

Publicidade

Quadro de vagas

Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) – Campina Grande

PROGRAMA PRÉ-REQUISITO VAGAS R1 DURAÇÃO  Cirurgia Geral Acesso direto 2 3 anos Cirurgia Geral R3 Ano Adicional 1 1 ano Clínica Médica Acesso Direto 8 2 anos Endocrinologia e Metabologia Clínica Médica 4 2 anos Ginecologia e Obstetrícia Acesso direto 3 3 anos Infectologia Acesso direto 3 3 anos Medicina Intensiva Pediátrica Pediatria 1 2 anos Pediatria Acesso direto 5 3 anos Oncologia Pediátrica Pediatria 2 2 anos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.