Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ômicron preocupa, mas governo não prevê antecipar 13º salário do INSS

Mesmo com o aumento de casos de Covid-19 com a disseminação da variante Ômicron no país, o governo federal não prevê a antecipação do 13º salário aos 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2022. A informação é do R7. Nos últimos dois anos, em 2020 e 2021, o abono […] The post Ômicron preocupa, mas governo não prevê antecipar 13º salário do INSS first appeared on Portal Correio.

Portal Correio|

13º salário
13º salário 13º salário

Mesmo com o aumento de casos de Covid-19 com a disseminação da variante Ômicron no país, o governo federal não prevê a antecipação do 13º salário aos 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2022. A informação é do R7.

Nos últimos dois anos, em 2020 e 2021, o abono foi antecipado para abril e maio, e maio e junho, respectivamente, como ação para minimizar os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus nesse público. Além disso, o adiantamento da remuneração extra, num total de R$ 50 bilhões, foi apontado pelo Ministério da Economia como uma ferramenta para estimular a economia em meio à crise sanitária.

No entanto, neste ano, apesar da preocupação com o impacto da alta de casos de Covid-19 na economia, a gratificação para aposentados e pensionistas não deverá ser paga mais cedo. “Não há, no momento, previsão nesse sentido”, afirmou o Ministério do Trabalho e Previdência em nota.

A pasta explica que o pagamento do abono está disciplinado pelo decreto nº 10.410, de 2020, que determina o pagamento da primeira parcela correspondente a 50% do benefício a partir de agosto, e a segunda parcela, com a diferença mais o imposto de renda, em novembro.

Publicidade

“Quando ocorre alteração nessas datas, é por necessidade do momento, como foram os casos em 2020 e 2021, e depende de decreto presidencial”, afirma o ministério.

Beneficiários do 13º salário

O 13º salário do INSS é pago aos brasileiros que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão, pensão por morte e os demais benefícios administrados pelo instituto. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao 13º salário por ser de caráter assistencial.

Publicidade

“A Previdência Social, como o próprio nome diz, é uma instituição para abarcar a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A intenção da antecipação é ajudar os aposentados que estão fora do mercado de trabalho e necessitam desse dinheiro para custear sua vida”, explica o advogado trabalhista Ruslan Stuchi, sócio do escritório Stuchi Advogados.

Para ele, além de auxiliar mais de 30 milhões de beneficiários, a antecipação impacta diretamente o comércio e movimenta a economia. “A liberação para adiantar o 13º salário, certamente, é um valor considerável para a economia”, avalia Stuchi.

Publicidade

Com isso, os segurados deverão ter o pagamento no calendário normal, com a primeira parcela do 13º salário paga de 25 de agosto a 8 de setembro, e a segunda parcela, de 24 de novembro a 7 de dezembro.

Para a aposentada Luciana Almeida, de 61 anos, a antecipação neste momento ajudaria, mas receber o abono no fim do ano também é importante. “A antecipação é uma faca de dois gumes. A gente recebe e gasta. Chega no fim do ano, quando aumentam os gastos, a gente já não pode contar com a gratificação extra. Para mim, acho melhor receber no fim do ano mesmo”, conclui Luciana.

The post Ômicron preocupa, mas governo não prevê antecipar 13º salário do INSS first appeared on Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.