Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Porto Alegre registra 42,6ºC e bate recorde histórico de temperatura

Sistema de Vigilância Meteorológica da cidade prevê nova marca nesta sexta-feira

Cidades|Do R7

Os mais de 42ºC foram registrados por volta das 17h40 na zona norte
Os mais de 42ºC foram registrados por volta das 17h40 na zona norte Os mais de 42ºC foram registrados por volta das 17h40 na zona norte

A cidade de Porto Alegre bateu recorde histórico de temperatura na última quinta-feira (6), ao registrar 42,6º C, de acordo com o Metroclima (Sistema de Vigilância Meteorológica da Cidade de Porto Alegre). Segundo a prefeitura, a marca foi atingida por volta das 17h40, na zona norte da capital.

Em nota, a administração municipal explicou que as altas temperaturas são resultado de uma "bolha de ar extremamente quente que está sobre o Sul do Brasil, proporcionado calor extremo e em níveis históricos". Ainda de acordo com a prefeitura, "as frentes frias não conseguem avançar por um padrão de bloqueio atmosférico e o calor persiste por muitos dias seguidos, tornando esta semana a mais quente até hoje documentada na cidade".

Nesta sexta-feira (7), a capital gaúcha pode registrar um novo recorde, de acordo com o Metroclima, já que o calor deve se acentuar. A previsão do instituto é de máximas entre 40°C e 42°C, à sombra, na maior parte da cidade, superiores em alguns pontos. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, prevê temperaturas de até 38º C.

Leia mais notícias de Cidades

Para enfrentar este período de calor extremo, a prefeitura de Porto Alegre recomenda que a população se hidrate, com preferência à água e sucos de fruta, evite exercício físico desnecessário, não inicie fogo ou jogue ponta de cigarro em gramados, pois o risco de incêndios em vegetação será alto. Além disso, pessoas idosas ou de saúde fragilizada precisam tomar cuidado especial. Não se recomenda também a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.