Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio Branco mantém situação de alerta por causa das chuvas

Cerca de 30 pessoas de diferentes bairros foram levadas para abrigo

Cidades|Da Agência Brasil

O Rio Acre começou a dar sinais de que pode transbordar nas últimas 48 horas. Na segunda-feira (11), o rio que banha Rio Branco atingiu a marca de 14,12 metros, o que levou a Defesa Civil da capital acriana a executar o plano de contingência para os casos de cheias e a retirar famílias de bairros ribeirinhos como o Airton Sena, Baixada Habitasa e o da Base.

Em situação de alerta, a Defesa Civil retirou seis famílias – 27 pessoas – desses bairros e as abrigou no Parque de Exposição da cidade. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, George Luiz Santos, a medição do nível do rio, na manhã de hoje, mostrou uma redução para 13,68 metros.

Como a época das águas na região vai até abril, a Defesa Civil manterá a situação de alerta, em parceria com diversos órgãos, para acionar as medidas de segurança caso o Rio Acre torne a elevar seu nível a ponto de colocar a população em risco. Nesta quarta-feira (13), foi suspensa a retirada de famílias dos bairros potencialmente arriscados.

- De terça-feira (12) para quarta-feira o rio baixou 34 centímetros. Nós estamos preparados para receber, até o momento, 102 famílias no Parque de Exposição caso seja necessário.

Publicidade

Leia mais notícias de Cidades

George Luiz Santos informou que municípios do Alto Acre onde os riscos de enchentes são maiores, como Assis Brasil, Brasileia e Xapuri apresentam situação de normalidade para esta época do ano. Ele acrescentou que, em Brasileia, é possível constatar queda no nível do rio. Devido a época do ano, a vazante não indica que será contínua.

Em 2012, ano da maior cheia da história do Acre, Brasileia foi a cidade mais afetada de todo estado. O município de 22 mil habitantes teve cerca de 6 mil pessoas afetadas. Toda parte baixa da cidade foi alagada. Em alguns pontos próximos ao rio, lojas e casas de Brasileia foram totalmente cobertas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.