Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RN tem 159 municípios em situação de emergência por seca, 95% do total

Falta de água e baixo nível dos reservatórios não atinge apenas oito cidades do Estado 

Cidades|Do R7

A seca que atinge o Rio Grande no Norte já afeta 95% dos municípios, segundo a Defesa Civil do Estado. Das 167 cidades do RN, 159 estão em situação de emergência por causa da falta de chuva na região. De acordo com a Sejup ( Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania) o novo Decreto de Estiagem foi publicado nesta terça-feira (25), no Diário Oficial do Estado.

O documento declara situação de emergência nas áreas afetadas "por desastre natural climatológico por estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas existentes". Ainda segundo a Sejup, os principais reservatórios localizados no Estado se encontram com percentual de armazenamento em torno de 25% a 30% de sua capacidade máxima.

A Defesa Civil do RN informou que a falta de chuvas afeta o Estado desde 2012 — o primeiro decreto de emergência é de 11 de abril de 2012. Para suprir o problema de falta de água, o Governo Federal tem realizado a Operação Pipa e caminhões levam água até os municípios afetados pela seca. 

Leia mais notícias de Cidades

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.