Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sergipe decreta situação de emergência em municípios afetados por falta d'água

Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas estão sendo afetadas pela falta d'água

Cidades|Da Agência Brasil

Quatro pessoas ficaram feridas na queda da ponte do rio Sergipe
Quatro pessoas ficaram feridas na queda da ponte do rio Sergipe Quatro pessoas ficaram feridas na queda da ponte do rio Sergipe

Foi publicado nesta terça-feira (12), no Diário Oficial de Sergipe, o decreto de situação de emergência nos municípios afetados pelo desabastecimento de água. No último sábado (9), uma ponte sobre o rio Sergipe, por onde passam duas adutoras que abastem a região metropolitana de Aracaju e os municípios de Laranjeiras e Maruim, desabou e feriu quatro pessoas.

Com o decreto, a Seinfra (Secretaria da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano) e a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) ficam autorizadas a contratar serviços de forma emergencial, o que já vem sendo feito para a construção de uma nova adutora e para garantir o abastecimento da população dos municípios. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas estão sendo afetadas pela falta d'água.

De acordo com o presidente da Deso, Carlos Melo, a nova adutora está sendo montada sobre uma ponte construída para a duplicação da BR 101, mas que está sem uso no momento. Para a obra, houve a contratação de serviços em caráter emergencial, mas o presidente disse que ainda não sabe estimar o custo total da obra. A previsão é de que a adutora fique pronta até sexta-feira (15).

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

As adutoras que se romperam no acidente bombeavam água do rio São Francisco e eram responsáveis por 70% do abastecimento dos quatro municípios da Grande Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão). Atualmente, a Deso trabalha com 30% da capacidade de fornecimento de água. Um rodízio foi implantado para abastecer os bairros afetados a cada 24 horas. Além disso, carros-pipa estão distribuindo águas a hospitais, maternidades, postos de saúde e serviços de segurança, como delegacias e penitenciárias.

Adeilson Santos, 25 anos, e Erivaldo Magno, de 44 anos, duas das quatro pessoas feridas na queda da ponte, tiveram alta hoje de manhã do Huse (Hospital de Urgência de Sergipe), em Aracaju. O adolescente Everton Conceição Bezerra, 16, recebeu atendimento médico no mesmo dia do acidente e foi liberado em seguida.

Juracir da Silva Santos, 63, foi transferido na segunda-feira (11) para a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, também na capital sergipana, para se submeter a uma cirurgia no fêmur. A assessoria de imprensa do hospital esclarece que não fornece informações sobre o estado de saúde dos pacientes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.