Cidades

27/1/2013 às 14h39 (Atualizado em 27/1/2013 às 18h26)

Sobe para 233 número de mortos na tragédia em Santa Maria

Autoridades chegaram a dizer que 245 vítimas haviam morrido

Do R7

Polícia diz que a maioria das mortes foi causada por asfixia, por causa da fumaça Reprodução/Um Santamariense/Facebook

O capitão da Brigada Militar Rois Tavares afirmou na tarde deste domingo (27) que foi recontado o número de pessoas mortas em um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), nesta madrugada. Segundo ele, foram 232 vítimas, sendo 122 homens e 110 mulheres. Outros 131 feridos permaneciam internados. Esse número foi atualizado, no final da tarde deste domingo; até agora, foram 233 mortes.

O número foi corrigido após uma recontagem nos hospitais da cidade e no Centro Desportivo Municipal, para onde foram levados os corpos. Anteriormente, as autoridades haviam divulgado 245 mortos.

Ao menos 131 pessoas permaneciam internadas. Segundo a polícia, algumas delas começaram a ser transferidas para hospitais de Porto Alegre, porque necessitavam de cuidados especializados. Na capital, o HPS (Hospital de Pronto Socorro) recebia os feridos graves e com queimaduras de terceiro grau. A unidade precisava de doadores de sangue.

Você estava no local? Envie seu relato

Veja as fotos: fogo atinge boate durante festas de universitários no Rio Grande do Sul

A suspeita é de que as chamas começaram durante uma apresentação pirotécnica, pouco depois das 3h. Uma foto publicada por um DJ que se apresentaria na casa mostra os fogos que podem ter causado o incêndio

Para a polícia, a falta de saídas de emergência e de extintores de incêndio fez com que mais pessoas morressem. O delegado Sandro Meinerz esteve no local e falou, em entrevista à rádio Guaíba, sobre os problemas que os clientes tiveram.

— É um acesso muito pequeno. Havia muita gente lá dentro. A porta virou um funil e eles tiveram dificuldade para sair. As pessoas, na hora do pânico, usam de todas suas forças para sair e muita gente acabou morrendo por causa disso.

Também há relatos de que os seguranças impediram a saída das pessoas em um primeiro momento e queriam que elas pagassem as comandas. Barras de ferro, usadas para separar as filas, podem ter dificultado a evacuação rápida da casa.

Corrimões trancaram rota de saída

Polícia começa a ouvir testemunhas do incêndio em Santa Maria

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, chegou a Santa Maria no fim da manhã deste domingo. A cidade decretou luto oficial de 30 dias. Tarso Genro lamentou a tragédia.

— É o momento de nós compartilharmos a dor e, com nosso trabalho, demonstrar toda nossa solidariedade às famílias enlutadas, a Santa Maria, e ao nosso Estado.

Ele ressaltou que diversos órgãos estaduais e federais, como a Defesa Civil, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias, estão trabalhando no caso.

— Nós estamos empenhados desde a madrugada em dar o apoio necessário para que tenhamos, inclusive, um levantamento de provas para fazer um inquérito policial de alto nível, para que a gente possa depois ter um esclarecimento em relação às causas que determinaram este evento.

A presidente Dilma Rousseff antecipou o retorno de uma viagem ao Chile e chegou a Santa Maria por volta das 14h. Ela afirmou que pediu a todos os ministros que deem apoio no que a cidade necessitar. Em coletiva, a presidente disse com voz embargada que está junto da população neste momento e que o País irá superar a tragédia, apesar de manter a tristeza.

Leia mais notícias de Cidades

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade

Vitrine de ofertas

Compartilhe
Compartilhe
Pacto de morte coletivo

Pais dizem que filhas não demonstraram variação no comportamento

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Goiânia

Familiares de vítimas de serial killer ficam frente-a- frente com suspeito

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Palmas (TO)

Suspeito de estuprar e matar mulher ri ao ser preso e debocha: “Saio em 3 meses”

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Crime bárbaro

Mãe conta como matou a filha de 7 anos para ritual no PR; ossada é encontrada

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Cidades

  • Últimas de Notícias

Compartilhe
Braço amputado

Tigre ataca menino de 11 anos em zoo do Paraná ; pai responderá por lesão

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!