Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 41 número de mortos por causa das chuvas em Minas Gerais

De acordo com a Defesa Civil, 2.260 pessoas estão desalojadas e 911 ficaram desabrigadas em decorrência do temporal que castiga o Estado

Cidades|Do R7*

Deslizamento de terra provocado pela chuva em MG
Deslizamento de terra provocado pela chuva em MG Deslizamento de terra provocado pela chuva em MG (LUIDGI CARVALHO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Subiu para 41 o número de mortes decorrentes de deslizamentos de terra e soterramentos provocados desde o início das chuvas que atingem o Estado de Minas Gerais.

As chuvas começaram a atingir cidades da região metropolitana de Belo Horizonte na quinta-feira (23) e, segundo a Defesa Civil, devem persistir até o próximo domingo (26).

O órgão confirmou que 41 pessoas morreram desde o início do temporal – 30 somente entre sexta-feira (24) até às 18h deste sábado (25). A Defesa Civil do Estado contabiliza, também, sete feridos, 17 desaparecidos, 2.620 desalojados e 911 desabrigados.

Dois bombeiros foram soterrados na sexta-feira durante buscas a vítimas em Betim. Ambos foram resgatados por colegas, encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro XXIII, na capital, e liberados durante a madrugada deste sábado. A capital e a região metropolitana são as áreas mais atingidas.

Continua após a publicidade

Leia mais: Mulher e 3 filhos que deixaram casa estão entre soterrados em BH

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) afirmou que os deslizamentos são fenômeno natural, se desculpou com as famílias das vítimas e disse que a população deve observar as casas e sair sempre que notar qualquer alteração na estrutura.

Continua após a publicidade

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), juntamente com o ministro de Integração Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, irá sobrevoar as regiões afetadas pela chuva. Após o sobrevoo, os dois participarão de coletiva de imprensa para apresentar informações sobre os trabalhos.

Veja também: "Não acabou", diz prefeito de BH após chuva histórica na cidade

Continua após a publicidade

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edgar Estevão, afirmou que as buscas por desaparecidos podem sofrer paralisações ao longo do dia por causa do encharcamento do terreno. "Temos risco para as próprias guarnições. Em alguns momentos, os trabalhos precisam ser suspenso para avaliação", disse, citando o caso dos dois bombeiros atingidos por deslizamento em Betim enquanto procuravam por soterrados. "Estavam chegando à vítima que procuravam", acrescentou.

Os bombeiros informaram ainda que as buscas não podem contar, ao menos por enquanto, com helicópteros, por causa do teto baixo, ou seja, pela grande concentração de nuvens em baixa altitude sobre as regiões sobretudo no interior atingidas pelas chuvas. "Estamos chegando por terra", afirmou.

Previsão do tempo

As chuvas devem continuar na capital mineira, pelo menos até a manhã deste domingo (26). De acordo com a Defesa Civil, há possibilidade de pancadas de chuva, com acumulado entre 30mm e 50mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h de domingo.

*Com informações da Agência Estado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.