Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tentativa de resgate resulta em 21 mortos em presídio no Pará 

A maioria dos mortos era de presos e integrantes do grupo que fizeram a tentativa de resgate. Um agente penitenciário também morreu na ação

Cidades|Márcio Neves, do R7

Uma tentativa de resgate de presos na tarde desta terça-feira (10) no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo Prisional de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém (PA), resultou na morte de ao menos 21 pessoas. 

A maioria dos mortos era de presos e integrantes do grupo que tentou fazer o resgate—um deles era um agente penitenciário. Ao menos 4 outros agentes também ficaram feridos, um deles em estado grave.

19 detentos e um agente penitenciário foi morto em uma tentativa de resgate em presídio no Pará
19 detentos e um agente penitenciário foi morto em uma tentativa de resgate em presídio no Pará 19 detentos e um agente penitenciário foi morto em uma tentativa de resgate em presídio no Pará

Ainda não há confirmação sobre o total de mortos e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado também não confirma se houve fuga de presos na ação. Uma revista e recontagem de detentos está sendo realizada.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a ação começou com apoio de um grupo armado no lado de fora do presídio e que foram utilizados explosivos contra um dos muros.

Publicidade

"Após a explosão houve uma intensa troca de tiros entre a equipe que efetuava a tentativa de resgate em apoio externo, parte dos presos e a equipe do Batalhão Penitenciário", afirmou a secretaria por meio de nota.

Equipes da Divisão de Homicídios e uma da Divisão de Repressão ao Crime Organizado estão fazendo buscas pelos homens que atuaram na área externa do presídio nesta tentativa de resgate.

Publicidade

A Companhia de Operações Especiais da PM também foi mobilizada para a segurança do Complexo Prisional.

Segundo o banco de dados do Conselho Nacional de Jsutiça (CNJ), em fevereiro deste ano havia 660 presos no presídio, sendo que a capacidade máxima do local é para 432 detentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.