Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacinação contra Covid-19 é ampliada para idosos a partir de 87 anos em João Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa anunciou que ampliou a faixa etária para vacinação nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), para idosos a partir de 87 anos nos dois pontos de drive thru, localizados nos Shoppings Mangabeira e Manaíra, nas Zonas Sul e Leste da cidade, respectivamente. Na sexta-feira (19), a campanha será estendida […]

Cidades|

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

A Prefeitura Municipal de João Pessoa anunciou que ampliou a faixa etária para vacinação nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), para idosos a partir de 87 anos nos dois pontos de drive thru, localizados nos Shoppings Mangabeira e Manaíra, nas Zonas Sul e Leste da cidade, respectivamente. Na sexta-feira (19), a campanha será estendida para idosos a partir 85 anos. Os postos móveis funcionam no período de 10h às 17h e é necessário apresentar documento com foto.

Leia também: Saúde de João Pessoa suspende cirurgias eletivas e abre 43 leitos para Covid-19

Já os acamados podem fazer o cadastramento na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos telefones (83) 3214-7219 e 3214-7971, que as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) farão o acompanhamento e garantirão a vacinação desses pacientes.

“É importante a vacinação desse grupo que está mais suscetível ao contágio e agravamento. Comprovadamente, os idosos têm tido mais agravamento devido à agressividade da doença, que atinge e compromete o sistema respiratório e cardiovascular e trata-se de um grupo que muitas vezes já apresenta alguma comorbidade”, destacou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “À medida que estão chegando novas doses, estamos ampliando os grupos para receber a vacina”, completou.

Publicidade

Balanço

Cerca de 70% dos idosos acima dos 90 anos já receberam a primeira dose da vacina que previne contra a Covid-19, o que representa 2.111 pessoas. A prefeitura já iniciou a segunda dose da campanha para os trabalhadores de saúde que atuam diretamente na assistência a pessoas com síndromes gripais na rede hospitalar e 2.649 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante.

Decisão da Justiça

Uma nova decisão da Justiça Federal, no início da noite dessa terça-feira (16), em embargo de declaração, esclarece que o Município deve garantir a vacinação prioritária de idosos conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determinam os grupos prioritários para imunização, com base no número de vacinas enviadas. Desde o último dia 10 estão sendo imunizados idosos acima dos 90 anos. A decisão foi ratificada pela 2ª Vara da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), acolhendo embargo da Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Publicidade

“Segundo a decisão da juíza Wanessa Figueiredo dos Santos Lima, o plano nacional permanece íntegro, devendo ser atendidas as faixas etárias mencionadas, sucessivamente. Ou seja, logo após a vacinação dos idosos acima de 90 anos, devem ser vacinados os idosos de 80 anos ou mais. Quando atingida a meta de vacinação desse subgrupo, avança-se para o seguinte, de 75 a 79 anos; atingida a meta deste, passa-se ao próximo, de 70 a 74 anos, e assim por diante”, explicou o procurador-geral de João Pessoa, Bruno Nóbrega.

A nova decisão esclareceu o conteúdo da liminar, que determinou a suspensão da vacinação dos profissionais de saúde não envolvidos na linha de frente do combate à pandemia. Os trabalhadores da saúde que já tiverem recebido a 1ª dose da vacina poderão receber a 2ª, mediante apresentação do cartão de vacinação com aquele registro, retomando-se a imunização dos demais profissionais quando atingida a meta geral de vacinação do público idoso de todas as faixas etárias.

A decisão desta terça-feira ressalta ainda que a determinação se aplica a todo o estoque de vacina já recebido até agora, como também às doses que vierem a ser recebidas no futuro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.