Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Yanomamis sobreviventes de ataque de garimpeiros em Roraima estão estáveis

Vítimas devem sair da UTI nas próximas 24 horas; episódio na comunidade Uxiú terminou com outra pessoa morta

Cidades|Agência Brasil

Vítimas estão internadas no Hospital Geral de RR
Vítimas estão internadas no Hospital Geral de RR Vítimas estão internadas no Hospital Geral de RR

Os dois indígenas yanomamis sobreviventes do atentado cometido por garimpeiros, no último sábado (29), devem receber alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em até 24 horas. Eles estão internados no Hospital Geral de Roraima, a maior unidade hospitalar do estado, para onde foram levados após serem feridos dentro da reserva.

"Ambos fizeram cirurgia, estão conscientes, com ar ambiente [sem aparelhos de respiração], conversando. Agora, permanecerão em observação até serem transferidos para a enfermaria, onde poderão ficar com a família", explicou a diretora do HGR, Patricia Renovato de Oliveira, em entrevista à Agência Brasil. Os ferimentos por arma de fogo atingiram a região abdominal dos dois indígenas.

Segundo o presidente do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena) Yanomami, Júnior Hekurari, a comunidade Uxiú foi atacada por garimpeiros no sábado à tarde. Dos três baleados, um não resistiu aos ferimentos. Ele trabalhava como agente de saúde na comunidade.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Em resposta ao ataque, uma comitiva do governo federal chegou a Roraima, nesta segunda-feira (1º), para monitorar a situação das vítimas e definir novas ações de enfrentamento do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou o HGR acompanhada do governador do estado, Antonio Denarium. Já as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, sobrevoaram nesta tarde áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.