Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Youtuber de 11 anos é hostilizada com comentários racistas

Garota faz tutoriais de maquiagem e vídeos na rede social e recebeu dezenas de mensagens racistas e depreciativas, mas, também, apoio de famoso

Cidades|Márcio Neves, do R7

Ana Clara Barbosa tem 11 anos e mora na zona sul de São Paulo. Desde dezembro de 2015, ela criou um canal no YouTube em que ensina a fazer maquiagem, cuidar dos cabelos e se preparar para festas. Mas, nas últimas semanas, ela passou a ser alvo de mensagens racistas e ofensivas em seu canal. Em uma das postagens uma internauta critica o cabelo de Ana, em outra, são feitas ofensas sobre sua aparência. 

Ana Clara em um dos vídeos de seu canal
Ana Clara em um dos vídeos de seu canal Ana Clara em um dos vídeos de seu canal

O pai de Ana Clara, o comerciante Danilo Barbosa, supervisiona as postagens da filha no YouTube e afirmou ao R7 que as mensagens ofensivas são algo comum, mas que nunca pretendeu denunciar as ofensas, e que desde o ínicio ele preferiu conversar com a filha para ela "não dar valor para esse tipo de manifestação".

"Quando ela começou a postar, ela me disse que tinha gente escrevendo isto ou aquilo, então conversamos e disse que ela teria que aprender a filtrar esse tipo de mensagem", diz Danilo que destaca que Ana é estudiosa, toca violino e piano e foi adotada pela família há 9 anos junto com a irmã, Vanessa.

Ana Clara conta que no começo ficava triste com a situação, mas logo demonstrou ter apreendido muito bem as orientações do pai. "Aparência não é tudo na vida. Não importa o que você é por fora, mas sim o que você é por dentro, pois não adianta você ser linda e por dentro você ser uma pessoa horrosa", diz ela com a mesma desenvoltura dos vídeos que grava em seu canal.

Publicidade
Algumas das mensagens ofensivas escritas nos comentários de vídeos da Youtuber
Algumas das mensagens ofensivas escritas nos comentários de vídeos da Youtuber Algumas das mensagens ofensivas escritas nos comentários de vídeos da Youtuber

Após um desabafo de uma seguidora do canal sobre as ofensas viralizar nas redes sociais, o assunto tomou proporções maiores e desde o último fim de semana o canal de Ana Clara passou a receber inúmeras manifestações de apoio. Em menos de 24 horas, o canal ganhou 35 mil seguidores e seus vídeos já somam mais de 1,5 milhões de visualizações.

"Nossa quantos anos você tem? Que desenvoltura pra falar com a câmera. Parabéns pelo vídeo, você é super divertida e autêntica continue assim que você vai longe. Bjão linda", escreveu uma internauta.

O youtuber Whindersson Nunes deixou mensagem para Ana Clara
O youtuber Whindersson Nunes deixou mensagem para Ana Clara O youtuber Whindersson Nunes deixou mensagem para Ana Clara

Youtubers famosos com milhões de seguidores passaram a dar apoio à menina, como Whindersson Nunes. Empresas também passaram a deixar mensagens no canal de Ana, interessadas em apoiá-la, sem falar nas milhares de mensagens de anônimos defendendo, apoiando e incentivando Ana Clara a continuar suas postagens.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.