Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba tudo sobre a vacina contra a dengue

Infectologista explica quem pode tomar a dose e quais as reações adversas

Cuidado com o Mosquito|Conteúdo Patrocinado

Você já deve ter escutado que existe uma vacina contra a dengue disponível na rede privada e que há outras vacinas em fase de teste. Mas quem pode tomar? Será que realmente funciona? Quais as reações adversas? Conversamos com o médico infectologista do Hospital da PUC Campinas, André Giglio Bueno para descobrir. Acompanhe:

Quem pode tomar a vacina contra a dengue disponível na rede privada?

“Houve, recentemente, algumas mudanças importantes na bula da vacina que alteraram a indicação da vacina. Atualmente, somente indivíduos entre 9 e 45 anos com evidência de infecção prévia por algum vírus da dengue e que moram em áreas endêmicas podem receber a vacina”, explica o infectologista.

Como age a vacina

“Trata-se de uma vacina com vírus vivo atenuado, composta pelos quatro sorotipos do vírus da dengue”, informa André Giglio Bueno.

Contraindicações

Segundo o infectologista, a atual vacina disponível é contraindicada para pessoas imunodeprimidas (cujo sistema imunológico está enfraquecido), que tenham alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina, gestantes, mulheres que estão amamentando e pessoas sem contato prévio com o vírus da dengue.

Publicidade

Reações adversas

“As reações adversas mais frequentemente relatadas foram dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e mialgia. Os sintomas geralmente são leves e melhoram em no máximo três dias. Pode haver aparecimento de febre, mas também de curta duração”, comenta.

Há outras vacinas em fase de testes?

“Existem outras vacinas ainda não liberadas para uso, pois encontram-se ainda na fase de estudos. Uma delas está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, no Brasil, e já está sendo testada em seres humanos”, conta o infectologista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.