Distrito Federal

Distrito Federal

22/5/2013 às 01h12

Céu de Brasília pode ser tombado

Projeto foi encaminhado ao IPhan em 2007, mas não saiu do papel

Do R7

Projeto prevê a regulação de construções, para que a vista do céu não seja obstruída Paulo Mondego/R7

Há 26 anos, Brasília é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, o que significa a proteção do projeto urbanístico, o que inclui prédios e monumentos históricos da capital. Desde 2007, um projeto tenta promover o tombamento de outro bem natural de Brasília: o céu. O autor é Carlos Fernando de Moura Delphim, arquiteto e coordenador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

— Podem achar algo ilusório, mas proteger o céu é algo mais real do que se pode pensar. Só que, segundo Delphim, o projeto ainda não decolou.

Ele afirma que ainda não recebeu uma posição oficial do Iphan sobre o andamento.

Leia mais notícias no R7 DF  

Veja imagens do céu de Brasília      

A proteção do céu, segundo o coordenador do Iphan, inclui acordos como não permitir que se construam prédios altos, que ofusquem a visão aérea ou ainda que não sejam feitos prédios revestidos por espelhos, o que compromete a iluminação natural da cidade. Mesmo se o projeto decolasse, o seu autor  acredita ser difícil que as orientações fossem cumpridas.

— A declaração de paisagem natural é um acordo entre o Distrito Federal e a sociedade, mas acho difícil que se respeite como deve ser, já que vemos que não respeitam nem mesmo o tombamento da cidade.

Delphim explica que a construção de prédios altos ou em cores chamativas próximos a um importante monumento acaba por ofuscar a visão do patrimônio histórico.

A reportagem do R7DF entrou em contato com o Iphan, mas ainda não obteve resposta.  

Faça seu e-mail do R7 Imprima suas fotos no R7!
Venha para o R7 Banda Larga!

 

 

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!