Estudantes criam aplicativo para promover a carona solidária no DF

Plataforma ainda está em fase de testes

No aplicativo é possível encontrar quem oferece e precisa de carona
No aplicativo é possível encontrar quem oferece e precisa de carona Reprodução / TV Record Brasília

Um grupo de estudantes de computação da UnB (Universidade de Brasília) desenvolveu um aplicativo que promove a carona solidária entre os estudantes da instituição. É possível solicitar ou ofecer carona para quem está próximo.

O idealizar do projeto, Marcio Batista, conta como surgiu a ideia de criar o Carona Phone.

— Quando eu chegava na Universidade eu via os estacionamentos extremamente lotados de carros e a grande maioria com uma única pessoa. A média de pessoas por veículo, em Brasília, é de 1,2 e se a gente chegasse a aumentar para duas por veículo, mais de meio milhão de carros deixariam de circular pelas ruas da cidade.

Leia mais notícias no R7 DF

Moradores do DF desenvolvem aplicativo que localiza animais de estimação perdidos

O aplicativo, que demorou cerca de dois anos e meio para ficar pronto, recebeu apoio de colegas e professores da instituição. Amigo de Batista, Pedro Medeiros embarcou no projeto.

— Eu achei a ideia muito boa, porque ela junta questões de mobilidade, meio ambiente e interação social. Acho que tinha tudo a ver.

Ela conta qual foi a maior dificuldade para a criação.

— O mais difícil foi integrar todas as tecnologias que o celular tem hoje em dia, como GPS e troca de mensagens. Já existem tantos aplicativos profissionais bem desenvolvidos que trabalham com isso e o nosso seria mais um que usaria essas tecnologias.

O professor-coordenador do Programa de Pós-graduação em Transportes da Faculdade de Tecnologia, Willy Gonzalez, conta o quão importante é o apoio da comunidade acadêmica.

— Como Universidade, estamos trazendo um aporte para a comunidade de Brasília, nessa problemática de mobilidade, congestionamentos, pela disputa de espaço, que é acirrada.

Aeroporto de Brasília pode ser avaliado pelos passageiros através de aplicativo

O aplicativo ainda está em fase experimental, com testes feitos por um grupo de alunos que avaliam o desempenho da plataforma. Segundo Batista, o grupo quer ampliar a cobertura do aplicativo para todo o Distrito Federal a partir do segundo semestre de 2015.

— Vai ser uma aplicação gratuita com foco na carona solidária, então a gente vai disponibilizar para que as pessoas em geral possam usar. Quanto mais pessoas usarem, mais fácil vai ser acessar o aplicativo e conseguir ver quem está cedendo carona.

Para utilizar o Carona Phone, é necessário acessar o Facebook do aplicativo e se cadastrar com a conta pessoal. Os usuários tem a possibilidade de avaliar o motorista solidário e recomendar ou não o serviço.

Assista a reportagem: