Jovem do DF cria blog de turismo para mostrar Brasília com uma “nova cara”

Copa do Mundo foi o principal motivo para desenvolvimento do projeto

Projeto de conclusão de curso de Cláudia Costa, blog falará da capital federal de maneira peculiar
Projeto de conclusão de curso de Cláudia Costa, blog falará da capital federal de maneira peculiar Mariana Costa/UnB Agência

O projeto de conclusão de curso de uma jovem publicitária brasiliense, formada no final de 2013, que pretendia mostrar a Brasília de um jeito diferente aos turistas que viessem para a Copa do Mundo virou um blog. A intenção é falar de Brasília quase que em primeira pessoa, ou seja: da maneira de quem vive o cotidiano da capital federal.  

Até a conclusão e apresentação do “Welcome to Brasília”, Cláudia Costa, de 25 anos, idealizadora e roteirista do blog, teve seis meses de planejamento, visitas a mais de 70 lugares e produção de quase 60 roteiros.  

— Percebi que Brasília tem muita coisa a oferecer. Com a chegada da Copa do Mundo, gostaria de mostrar a cidade de uma maneira diferente.  
Ainda de acordo com a blogueira, um dos objetivos é mostrar o cotidiano da capital aos turistas a partir do ponto de vista de quem vive na cidade. Ela contou com a ajuda da irmã, que ficou responsável pela programação, e de um amigo, que traduziu os textos para o inglês.  

— Utilizamos um inglês mais coloquial para deixar os textos mais atrativos.   Segundo a jovem, com menos de um mês de divulgação, o blog já ultrapassou os cinco mil acessos, sendo 1.164 visitantes únicos. Leitores de países como os Estados Unidos, Quênia, França, Espanha, Portugal, África do Sul e Canadá fazem parte das estatísticas.   

Leia mais notícias no R7 DF     

Página no Facebook reúne mais de 25 mil seguidores contra preços abusivos

Para trazer o fator novidade aos visitantes do site – e da cidade – Cláudia lembra que busca mostrar aquilo que é peculiar de Brasília.  

— Quando chegam aqui, os turistas querem fazer algo novo. Brasília por si só, já é uma cidade diferenciada. Tentamos buscar coisas tradicionais daqui, mas que fossem diferentes aos olhos de quem vem de fora.  

Mas o blog não ficará ativo somente até a mundial de futebol no Brasil. A ideia é adaptar o projeto para após o evento e falar também sobre as cidades do Entorno do Distrito Federal.


 *Colaborou Douglas Lemos, Estagiário do R7 DF