No primeiro dia de funcionamento, câmeras do DER-DF autuam nove motoristas em uma hora

Equipamentos eram utilizados, até então, para flagrar acidentes e otimizar o atendimento

As câmeras filmam as vias 24 horas por dia, sete dias por semana, armazenando dados dos últimos 30 dias automaticamente
As câmeras filmam as vias 24 horas por dia, sete dias por semana, armazenando dados dos últimos 30 dias automaticamente Divulgação / DER-DF

O DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal) começou nesta segunda-feira (3) a usar as câmeras de monitoramento, até então utilizadas apenas para flagrar acidentes e otimizar o tempo de socorro, para multar motoristas infratores nas principais vias da capital federal. No primeiro dia, entre as 8h e 9h, pelo menos nove motoristas foram autuados.

Manobras como ultrapassagens perigosas, andar pela contramão e dirigir sobre as faixas de canalização serão passíveis de multa. Os motoristas serão monitorados, a partir de agora, 24 horas por dia e sete dias por semana pelos agentes do departamento. Com a resolução 471 do Conselho Nacional de Trânsito, o órgão está autorizado a aplicar penalidades com base apenas nas imagens registradas pelas câmeras de monitoramento.

As rodovias monitoradas têm uma placa de sinalização informando a presença das câmeras do DER. 

Leia mais notícias no R7 DF

Câmeras flagram motoristas infratores no DF


As câmeras de monitoramento estão instaladas nos eixos Sul e Norte, Epia, Eptg, Estrutural, Epnb e Ponte JK. Elas têm capacidade de alcance de até três quilômetros e possuem um zoom óptico de 35 vezes.

O superintendente de trânsito do DER-DF, Murilo Melo, explicou a violência no trânsito deve diminuir com essa medida.

— A expectativa é diminuir o número de infrações e acidentes no trânsito, melhorando a conduta dos motoristas.

O agente de trânsito rodoviário Adhemir Filho contou que o maior número de infrações acontece nos horários de pico.

— Nesses horários acontece maior retenção de veículos e alguns condutores tentam tomar vantagem disso trafegando pelo acostamento ou aproveitando a distração de outro condutor para ganhar posições no trânsito.

Assista ao vídeo: