Distrito Federal

24 de Abril de 2014

Notícias

Região onde moram políticos no DF tem Índice de Desenvolvimento Humano maior que países mais ricos do mundo

Se o Lago Sul fosse um país independente, teria a melhor qualidade de vida do planeta

Gustavo Frasão, do R7 | 13/10/2012 às 05h50
Publicidade

O Lago Sul, bairro nobre de Brasília e endereço de muitos funcionários do alto escalão do Executivo e Legislativo, tem o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo e, se fosse um país independente, teria a melhor qualidade de vida do planeta. A pesquisa foi elaborada pela Codeplan (Companhia de Planejamento do DF) em parceria com a Seplan-DF (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF) e o resultado comparado ao Índice de Desenvolvimento Humano medido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

As pesquisas aconteceram no ano de 2000, mas a gerente de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Iraci Peixoto, esclarece que os dados podem ser considerados atuais porque outros estudos feitos depois de 2000 mostram que pouca coisa mudou no bairro na última década.

—  De lá para cá não fizemos nenhum outro estudo amplo, mas pelo que acompanhamos em outras pesquisas paralelas ao assunto, a situação melhorou ainda mais na região.

Atualmente, cerca de 30 mil pessoas moram no bairro que tem o IDH de 0,945, o mais alto do mundo. Hoje a Noruega, país que lidera o ranking mundial, tem IDH 0,943. O Brasil está em 84º no ranking com IDH 0,718.

Leia mais notícias no R7 DF

Fotos: Veja onde moram os políticos em Brasília

Planejada para famílias, Brasília hoje tem poucas crianças

No entanto, Iraci esclarece que isso não é motivo para se comemorar, uma vez que há enorme desigualdade entre as regiões administrativas do Distrito Federal.

— O Lago Sul tem o IDH pelo menos 15 vezes maior que a Estrutural, que tem o menor índice do DF. Além disso, a renda per capita (por pessoa) das duas cidades também é bastante diferente. O Lago Sul ganha 19 vezes mais que a Estrutural.

Os estudos foram feitos respeitando as indicações da ONU e usando dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, a gerente de estudos da Codeplan contou à reportagem do R7 que a intenção dessas pesquisas é ajudar o GDF (Governo do Distrito Federal) a ter uma noção real sobre os números do IDH da capital federal.

— Isso permite que eles vejam a relação exata das desigualdades existentes entre as regiões administrativas do DF e tracem metas para tentar amenizar a questão.

O cálculo de IDH é feito levando em consideração três fatores: a renda, o grau de instrução (estudos) e a expectativa de vida das pessoas, também conhecida como longevidade.

 
Veja Relacionados:  lago sul, idh, bairro nobre, renda per capta, país rico
lago sul  idh  bairro nobre  renda per capta  país rico 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS