Distrito Federal

30 de Setembro de 2014

Notícias

Conheça lugares do DF para curtir as férias ao ar livre

Vegetação, trilhas, água mineral e parque urbano. Tudo acessível por preço popular

Do R7, com a TV Record Brasília | 04/01/2013 às 10h08
Publicidade

Na última reportagem da série "Na Boa" do DF Record, um roteiro foi montado para você se divertir nas férias ao ar livre. Dá para ter contato com a vegetação do cerrado, trilhas, água mineral e com um parque urbano no centro da capital federal. Tudo isso acessível por um preço bastante popular.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico, parque fundado em 1985, tem cinco mil hectares com diversas plantas nativas e exóticas do cerrado, todas identificadas. Desse total, 500 hectares são abertos para visitação do público.

A primeira parada foi no Jardim Evolutivo. As espécies mais primitivas, como os pinheiros, ficam ao centro. As mais evoluídas, como as flores, ficam em volta e formam um grande espiral. Carlos Alberto Lisboa e Janaína Maciel foram visitar o local pela primeira vez. Eles estavam acompanhados dos sobrinhos e ficaram encantados com o ambiente. Lisboa gostou tanto que não parava de tirar fotos.

— Local muito bonito, interessante para passear com a família, se divertir e fazer um piquinique.

O arquiteto do Jardim Botânico, Samuel Guimarães, trabalha no orquidário, um dos lugares mais procurados no local. Ele explica o que atrai tanto as pessoas.

— A gente mostra ao público um pouco da variedade das espécies encontradas não só no Brasil como no exterior.

Leia mais notícias no R7 DF

DF Record: Roteiro para as férias de verão

DF tem sete centros que atendem três mil turistas por mês

No Jardim Botânico também é possível aliar atividade física com momentos relaxantes. A Trilha do Cerrado tem 4,5km no meio da mata e no local é possível caminhar, correr ou até mesmo ficar parado para observar a natureza.

O parque fica perto do Setor de Mansões Dom Bosco e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 2.

Parque da Cidade

A natureza do Distrito Federal também pode ser vista em pleno centro urbano, no Parque da Cidade. Ele é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo. É um lugar bom para esquecer dos problemas e relaxar. Ele é muito utilizado por pessoas que gostam de praticar atividades ao ar livre.

No local, por onde se olhar, é possível ver gente correndo, andando de bicicleta, fazendo caminhada, passeando com o cachorro, namorando, andando de patins ou skate. O servidor público Alcides Lourenço diz que aproveita o parque todos os dias para fugir do sedentarismo.

— Saio de casa, vou trabalhar. Saio do serviço, venho para cá, dou minha corrida, tomo um banho nos vestiários, vou para faculdade e depois para casa, sem risco de sofrer com o sedentarismo.

Nem o administrador do Parque da Cidade, Paulo de Buá, escapou. A reportagem da TV Record Brasília marcou uma entrevista com ele e ele apareceu praticando atividade física.

— Dei uma corridinha de seis quilômetros, mas normalmente corro de seis a oito, fazendo ronda, olhando o parque e fazendo exercício.

O parque fica aberto 24 horas todos os dias e a entrada é gratuita.

Água Mineral

Na hora de refrescar, quem mora em Brasília tem a opção de ir até a Água Mineral, que está dentro do Parque Nacional de Brasília. São piscinas naturais e trilhas localizadas no meio da natureza.

Para quem quer correr ou fazer uma caminhada, a Trilha da Capivara, de 1.300 metros, pode ser ideal. Quem procura por um passeio um pouco maior, a Pista Cristal Água, de cinco quilômetros, também pode ser uma boa opção.

O analista ambiental Gilson Pacheco explica que também é bastante comum encontrar animais silvestres na região.

— Temos a onça, o lobo guará e vários outros animais aqui no Parque Nacional de Brasília, que também é responsável pelo abastecimento de água em cerca de 30% de todo o DF.

A Água Mineral fica aberta todos os dias, das 8h às 17h. A entrada custa R$ 6,50, mas crianças de até 11 anos ou idosos acima de 60 não pagam.

O Portal R7 está de cara nova. Clique aqui e conheça a maior home dos portais brasileiros!

 
Veja Relacionados:  na boa, passeio, férias, ar livre, jardim botânico, água mineral, parque da cidade, lazer
na boa  passeio  férias  ar livre  jardim botânico  água mineral  parque da cidade  lazer 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS