Distrito Federal

24 de Abril de 2014

Notícias

Detran vai usar câmeras para fiscalizar faixa exclusiva para ônibus

Ação começa a valer a partir de segunda-feira (7) na via da W3 Sul

Gustavo Frasão, do R7 | 04/05/2012 às 11h21 | Atualizado em: 04/05/2012 às 11h49
Publicidade

O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) vai espalhar pardais eletrônicos para fiscalizar a faixa exclusiva para ônibus da W3 Sul a partir da próxima segunda-feira (7).

De acordo com o Detran, a fiscalização será feita 24 horas por dia e valerá tanto para os ônibus quanto para os carros de passeio que não respeitarem as faixas.

Segundo a assessoria do Detran, o aparelho eletrônico foi desenvolvido com a tecnologia OCR (um leitor óptico de caracteres cadastrados). Ou seja, apenas veículos cadastrados pelo Detran terão autorização para circular nas faixas (exclusivas e demais faixas). De acordo com a assessoria do departamento, o equipamento segue o mesmo sistema dos demais pardais espalhados pela cidade. A diferença é que eles "irão monitorar somente as placas e não a velocidade".

Leia mais notícias no R7

Todos os ônibus deverão ser cadastrados no Detran e esses cadastros, feitos pelas placas dos veículos, terão permissão para circular somente nas faixas exclusivas. Se o pardal eletrônico identificar que o ônibus está circulando nas faixas que não são exclusivas, uma multa será enviada por correspondência para a empresa responsável.

O Detran informou que todos os carros de passeio já estão com as placas automaticamente cadastradas para circular somente nas faixas que não são exclusivas para ônibus. Se o motorista for flagrado andando na faixa exclusiva, a multa também será enviada por correspondência para a casa do proprietário do veículo.

De acordo com o Detran, os motoristas de ônibus serão multados em R$ 85 e a infração é considerada média. Se for um motorista de carro de passeio, a multa será de R$ 53 e a infração é considera leve.

Fiscalização

Agentes do Detran estão espalhados em pontos estratégicos da W3 desde a última quinta-feira (3) autuando os motoristas que não estão respeitando as faixas. De acordo com o Detran, a fiscalização é feita para os carros que não respeitam a faixa exclusiva dos ônibus e também para os ônibus que não respeitam as demais faixas. Os agentes devem ficar lá até segunda, quando a fiscalização eletrônica começa a valer.

O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) informou que a EPNB já tem a fiscalização eletrônica e a EPTG ainda não tem previsão de quando terá essa fiscalização.

W3 Norte

O Detran informou que uma campanha educativa vai começar na W3 Norte daqui a 15 dias, para educar e preparar os motoristas a respeitarem as faixas. No entanto, ainda não tem previsão de quando a faixa será implementada.

Assista ao vídeo:

 
Veja Relacionados:  w3 sul, faixas exclusivas, ônibus, carros, fiscalização
w3 sul  faixas exclusivas  ônibus  carros  fiscalização 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS