Distrito Federal

29 de Agosto de 2014

Notícias

DF reduz em 13% o número de mortes no trânsito em 2012

Até 16 de dezembro, foram 379 acidentes, contra 418 no ano anterior

Do R7 | 24/12/2012 às 01h17
Publicidade

O número de acidentes de trânsito com mortes no Distrito Federal teve redução de 9,3% em 2012 e o número de mortes nas vidas do DF caiu 13,3%. Os dados são da SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública do DF) e a redução, segundo o Governo do DF, se deve à realização da Operação Funil, que visa educar o condutor e oferecer mais segurança no trânsito.

A Operação Funil, que faz parte do programa Ação Pela Vida, completa, este mês, um ano de atividades com saldo de 70 ações e 19,6 mil veículos abordados. Nesse período, a ação realizou 36 prisões em flagrante por uso abusivo de bebidas, outro destaque foi o número de motoristas abordados sob o efeito de álcool – 597. De acordo com os dados, apurados entre 16 de dezembro de 2011 e 16 de dezembro de 2012, foram registrados 379 acidentes, contra 418, no mesmo período nos anos de 2010 e 2011.

De acordo com o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-DF (Departamento de Trânsito do DF), Luiz Carlos Souto Júnior, a política de fiscalização nos pontos onde mais ocorrem acidentes e com maior incidência de motoristas sob o efeito de álcool é um dos principais responsáveis pela redução dos índices. 

Leia mais notícias no R7 DF
Motorista é flagrado enquanto dirige caminhão e almoça uma marmita

Para Souto Júnior, a mudança de abordagem implicará uma mudança de postura gradativa dos motoristas, que, aos poucos, estão se conscientizando quanto a mudanças de atitude e do rigor da lei, que pune maus condutores.

— A tendência do número de infratores é diminuir, especialmente daqueles que insistem em dirigir alcoolizados. Termos abordado não só os condutores comuns, mas também motoristas de táxi e até de ônibus.

A Operação Funil revelou que os horários com maior número de acidentes continuam a ser entre às 18h e 23h59, com 127 acidentes no período. O dado representa 19,6% a menos do que o registrado entre 2010 e 2011, quando foram anotados 158 incidentes.

As maiores vítimas são os pedestres, com 117 envolvidos em acidentes. Ainda assim houve queda de 14,6%, em comparação ao período anterior ao início da Operação Funil.

Assista ao vídeo:



O Portal R7 está de cara nova. Clique aqui e conheça a maior home dos portais brasileiros!

 

 
Veja Relacionados:  brasília, transito, morte, acidentes
brasília  transito  morte  acidentes 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS