Distrito Federal

19 de Dezembro de 2014

Notícias

Nas férias escolares, número de acidentes em casa aumenta em até 30% no DF

Bombeiros alertam para os cuidados que pais devem ter, já que crianças são principais vítimas

Do R7 | 30/12/2012 às 11h09
Publicidade

As férias escolares chegaram e os pais devem redobrar os cuidados com os filhos, também dentro de casa. Segundo o Corpo de Bombeiros do DF, o aumento dos acidentes nesta época do ano chega a 30% e as principais vítimas são as crianças.

Jânia Fernandes de Oliveira é mãe de Ana Luiza, 8 anos, e de André Luiz, 11 anos. Ela conta que, quando se trata de criança, todo cuidado é pouco.

— Fico atenta todo o tempo. Os perigos em casa são constantes. Mesmo assim, meus filhos já sofreram com pequenas queimaduras e cortes.

O ambiente campeão em número de acidentes é a cozinha, alerta a subcomandante do Centro de Comunicação Social dos Bombeiros no DF, major Vanessa Signale. Segundo ela, a atenção deve ser maior com panelas no fogão, objetos cortantes, equipamentos elétricos e botijão de gás.

Remédios, detergentes, venenos para roedores, pesticidas e produtos de limpeza devem ser guardados tampados e em locais fechados. Outra orientação é não utilizar garrafas PET para colocar detergente, como explica a major.

— Normalmente, esses produtos têm cores chamativas, o que pode estimular a ingestão do líquido pelas crianças.

Leia mais notícias no R7 DF

Ladrão atrapalhado é preso no DF. Ao tentar fugir, ele se jogou contra um carro em que estavam dois PMs

Baldes com água devem ser mantidos fora de alcance para evitar risco de afogamento. O banheiro é outro local que requer atenção. Durante o banho, podem ocorrer muitas quedas. A dica é colocar tapetes antiderrapantes. Além disso, os pais devem orientar seus filhos a não subirem no vaso sanitário.

— O responsável também não pode deixar a criança na banheira ou tomando banho sozinha, para não correr risco de afogamento ou acidente.

Ainda é necessário ter cuidados com a fiação elétrica da casa. É importante verificar se há algum fio desencapado. As tomadas devem ser protegidas. Para quem mora em apartamento, o ideal é utilizar telas e redes de proteção nas janelas. De acordo com a oficial do Corpo de Bombeiros, em 2012, ocorreram dois acidentes envolvendo crianças em Brasília, elas caíram da janela sem grades do prédio. Nas escadas, os pais devem colocar barreiras para evitar que seus filhos subam ou desçam sozinhos.

Em caso de acidente, mantenha a calma e ligue para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Ao ser atendido, identifique-se, forneça o número de onde está falando e informe endereço com ponto de referência. Explique o que aconteceu e aguarde as orientações.

As informações são da Agência Brasília.

O Portal R7 está de cara nova. Clique aqui e conheça a maior home dos portais brasileiros!

 

 
Veja Relacionados:  férias, acidentes, casa, aumento, pais
férias  acidentes  casa  aumento  pais 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS