Distrito Federal

23 de Outubro de 2014

Notícias

Saúde do DF monta hospital de campanha para atender casos de dengue do Entorno

Nos últimos dias, 90% dos casos atendidos no HRB foram de moradores da região

Do R7 | 30/04/2013 às 17h52
Publicidade

O Governo do Distrito Federal vai montar um hospital de campanha no Hospital Regional de Brazlândia (HRB), para atendimento a pacientes do Entorno com suspeita de dengue. Os pacientes contarão com uma estrutura semelhante à apresentada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), na simulação de emergência em grandes eventos, realizada em março, no Ginásio Nilson Nelson.

Nos últimos dias, 90% dos atendimentos registrados no HRB são de moradores de municípios do Entorno do DF. Deste total, praticamente 100% apresentaram sintomas de dengue. Na estrutura que será montada no hospital serão feitos testes rápidos para diagnóstico de dengue e os casos com resultado positivo serão encaminhados imediatamente para tratamento.

O boletim epidemiológico da dengue no Distrito Federal, divulgado no último dia 8, também revelou que as notificações dos casos de dengue no DF, ante o mesmo período de 2012, subiram 141,5%.

Dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) mostram que foram notificados 2.916 casos suspeitos de dengue no DF entre 1º de janeiro e 3 de abril deste ano.

Leia mais notícias no R7 DF

Em duas semanas, casos confirmados de dengue quase dobram no DF

As secretarias de Saúde do DF e de Goiás criaram neste ano o Plano de Ação Integrada de Combate à Dengue. A ação visa dar apoio aos municípios do Entorno com registro de surtos e epidemias da doença. No plano, ficou acordado que a SES/DF capacitaria os profissionais locais e disponibilizaria os recursos e realizaria mutirões nos fins de semana.

A Diretoria de Vigilância Ambiental da SES/DF coordenou as ações de bloqueio, com trabalhos que fizeram de Brasília uma das referências no combate à dengue nos últimos anos. Foram realizados treinamentos de assistência para médicos e enfermeiros; treinamento de mobilização social para agentes de controle de endemias e agentes comunitários; atuação com equipes de fumacê e bombas costais, além de distribuição de material educativo sobre os riscos da doença e as formas de evitá-la.

 
Veja Relacionados:  epidemia, saude, publica, acao, emergencia, df
epidemia  saude  publica  acao  emergencia  df 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS