Distrito Federal

25 de Outubro de 2014

Notícias

Secretaria de Segurança divulga redução de 13% nos casos de sequestros-relâmpagos no DF

Foram registradas 116 ocorrências nos dois primeiros meses deste ano

Do R7 | 06/03/2013 às 15h39
Publicidade

Apesar da sensação de insegurança da população do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública divulga queda nos registros de sequestros-relâmpagos. De acordo com os dados, foram registradas 116 ocorrências de roubo com restrição de liberdade da vítima nos dois primeiros meses deste ano, contra 134 no mesmo período do ano passado. Os números mostram uma redução de 13%.

A secretaria informa que apenas no mês de fevereiro ocorreram 27 casos a menos do que no ano anterior, quando a Polícia Civil registrou 78. A região do Plano Piloto, área mais visada pelos autores, também apresenta queda. Em janeiro, foram registradas 16 ocorrências nas asas Sul e Norte, contra 11 no mês passado.

Análises criminais produzidas pela Secretaria de Segurança Pública também apontaram mudanças no modus operandi dos criminosos. Nos últimos meses, mais de 50% das vítimas costumavam ser abordadas durante a noite. Em fevereiro deste ano, o padrão de atuação mudou. O levantamento mostra que 37,6 % dos crimes ocorreram entre 12h e 17h59, contrariando as últimas tendências que mostravam a faixa entre 18h e 23h59 min como a de maior incidência do fenômeno, conforme esclarece o secretário de segurança do DF, Sandro Avelar.

— Com o aperto ao cerco contra os criminosos, intensificado a aplicação do policiamento ostensivo nos dias da semana, hora e local onde mais ocorriam os roubos com restrição, houve uma migração do crime no que diz respeito à faixa horária. Vamos acompanhar essa migração para continuar reduzindo esse crime.

Leia mais notícias no R7 DF

Três adolescentes são apreendidos em Brazlândia por roubo e tráfico de drogas

O secretário destacou, ainda, a produtividade policial no que diz respeito às prisões feitas em flagrante feitas pelas polícias Militar e Civil. Nos dois primeiros meses, 22 pessoas já foram presas em flagrante pelo crime, 16 deles apenas no mês passado.

— Sabemos que prender os autores de roubo com restrição durante a prática do crime é mais difícil pela agilidade em que o crime é cometido. No entanto, o trabalho de inteligência e a análise criminal dos principais pontos onde os casos estão ocorrendo ajudaram a aumentar nossas chances de prender os suspeitos e esse cenário está se confirmando.

Maioria dos carros é encontrada

Dos 39 carros roubados no mês de fevereiro, 21 foram recuperados até esta terça-feira (6), ou seja, 54 % de localização. Dos 39 veículos encontrados pela polícia, três foram recuperados fora do DF, sendo dois em Águas Lindas e um em Abadiânia.

— Mantemos o maior índice do Brasil de localização de veículos, mesmo com uma frota que já ultrapassou 1,4 milhão. Para cada dez carros rouboados no DF nós recuperamos sete. Em outros estados do País, o índice não chega a 10%.

 

 

 
Veja Relacionados:  sequestro-relâmpago, dados, secretaria de segurança
sequestro-relâmpago  dados  secretaria de segurança 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS