Distrito Federal

31 de Julho de 2014

Notícias

Traços de Niemeyer fazem de Brasília referência mundial em arquitetura contemporânea

Representantes de órgãos nacionais da área confirmam a importância do arquiteto

Do R7 | 05/12/2012 às 22h09
Publicidade

A capital do País, que se tornou referência para arquitetos de todo o mundo, é a cidade que comporta o maior número de obras de Oscar Niemeyer.

Em Brasília, o arquiteto tem 50 edificações finalizadas. A maioria de seus projetos se encontra no Plano Piloto, região central de Brasília. No local, é possível apreciar algumas de suas obras, como os Ministérios, a Praça dos Três Poderes e o Complexo Cultural da República.

Com formas retas e curvas, que mais parecem esculturas do que apenas edifícios, os traços de Oscar Niemeyer compõem com inovação e modernidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, dado à cidade em 1987 pela Unesco (Organização das Nações Unidas).

Veja fotos das obras de Niemeyer

Conheça as obras de Niemeyr em Brasília

Leia mais notícias do R7

A cidade planejada pelo urbanista Lúcio Costa não seria a mesma sem a contribuição dos edifícios monumentais projetados por Niemeyer. É o que diz o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília José Carlos Coutinho.

— Brasília deve grande parte de sua imagem visual, principalmente para o turista que chega pela primeira vez, à aparência dos belos edifícios excepcionais que Niemeyer projetou na cidade.

Tamanha é a grandiosidade arquitetônica da capital federal, que a Secretaria de Turismo do Distrito Federal dispõe de um roteiro arquitetônico para o turista que queira conhecer os monumentos de Brasília.

Aos 104 anos, morre o mestre da arquitetura Oscar Niemeyer


Apesar de não ter a estimativa de quantos estudantes de arquitetura e arquitetos visitam a cidade, a Secretaria de Turismo afirma que os edifícios monumentais são a principal motivação para o turista que, na maioria das vezes, vem a Brasília somente para congressos, prolongar por mais tempo a estadia na capital.

Segundo a secretaria, até mesmo pré-vestibulandos de outros Estados procuram a cidade, por conta dos monumentos, para estudar para matérias específicas.

Em junho de 2012, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Secretaria de Turismo do DF lançaram, na Conferência Anual e Exposição da Associação Internacional de Educadores, nos Estados Unidos, o "Roteiro de Arquitetura e Urbanismo de Brasília", criado para que estudantes estrangeiros da área visitem a cidade e conheçam os projetos de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Conheça as obras de Oscar Niemeyer em Brasília

De acordo com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU), Alberto de Faria, o Palácio da Alvorada, desenhado por Niemeyer, é um dos edifícios mais copiados do mundo inteiro, principalmente as colunas. Faria explica que a concepção dos monumentos projetados por Niemeyer são de princípios modernistas e inovadores para o período em que foram construídos.

— As obras de Niemeyer dão uma expressão muito forte às características culturais da arquitetura da cidade.

Niemeyer projetou palácios, blocos de superquadras, residências isoladas, edifícios comerciais, capelas, universidade, torre, clubes e pontes na capital federal.

Para o presidente do IAB-DF , Paulo Henrique Paranhos, as pessoas entendem a magnitude do projeto da cidade e querem conhecê-la de perto.Paranhos conta que a arquitetura de Niemeyer faz com que tudo se torne inovador em Brasília.

— Seus projetos trouxeram e continuam trazendo uma perspectiva ampla de modernidade e um conceito urbano muito rico.

 

 

 

 

 

 

  • Crie agora seu e-mail @R7. É grátis
  • R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
  • R7 Fotos: desconto de 25%. Clique aqui!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  •  

     
    Veja Relacionados:  niemeyer, brasilia, referencia, arquitetura
    niemeyer  brasilia  referencia  arquitetura 
     
    Espalhe por aí:
    • RSS
    • Flickr
    • Delicious
    • Twitter
    • Digg
    • Netvibes
    • Facebook
    • Google
     
     
     
     

    Fechar
    Comunicar Erro

    Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

    Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
    Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
    RSS