Distrito Federal

17 de Abril de 2014

Notícias

Um em cada cinco telefonemas para o Samu do DF é trote

Falsos chamados podem causar a morte de quem precisa de atendimento de emergência

Fred Leão, do R7 | 10/02/2013 às 01h43
Publicidade

Brincadeira para alguns, os trotes telefônicos são fatais para quem precisa de atendimento de emergência.  No Distrito Federal, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebe, em média,19 mil trotes por mês. Durante todo o ano de 2012, foram 227.574 atendimentos de falsos chamados pelo telefone 192. Isso representa um total de 21,5% de todos os telefonemas recebidos no ano. O tempo perdido com esses atendimentos falsos é precioso para quem realmente precisa de ajuda.

A coordenadora de enfermagem da central regional do Samu no DF, Bárbara Souza Rodrigues, explica que o tempo gasto em um trote pode ser crucial para quem espera por atendimento. Ela diz que o tempo máximo de espera na linha deve ser de um minuto e meio. Caso passe disso, quem faz a ligação, precisa acionar novamente o 192 para ser atendido. Isso quer dizer que uma vítima que realmente precisa de atendimento pode ser prejudicada, já que as linhas telefônicas da central de emergência podem estar ocupadas.

— Pode parecer pouco, mas é um tempo enorme para quem precisa.

Leia mais notícias no R7 DF

Veja como funciona o atendimento aos pacientes no Samu

Bárbara cita um caso que causou transtorno à equipe do Samu. A central havia recebido uma ligação com um alerta sobre um avião que teria caído em São Sebastião, região administrativa do DF. Sem perceber que era um trote, viaturas, motos e até um helicóptero usado em resgates foram encaminhados ao local.

— Quem passou o trote foi preciso nos detalhes e não foi possível identificar [que era trote].

A coordenadora do setor de enfermagem diz que boa parte dos telefonemas de falsas emergências são identificadas logo no começo da ligação.

— Quando o trote é feito por criança, percebemos logo, pois eles não costumam ter malícia, riem e não sabem detalhar os casos.

Já em alguns casos, quando o telefonema é feito por um adulto, os atendentes podem demorar mais a identificar que se trata de um falso chamado, pois eles costumam descrever situações mais possíveis de acontecer.

Leia notícias do Carnaval 2013

O Portal R7 está de cara nova. Clique aqui e conheça a maior home dos portais brasileiros!

 
Veja Relacionados:  trotes, samu, risco, perigo, df, falso, chamado
trotes  samu  risco  perigo  df  falso  chamado 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS