Distrito Federal

1 de Outubro de 2014

Notícias

UnB firma parceria para empresa pública administrar o Hospital Universitário de Brasília

A partir de agora, tem início a implantação de plano de reestruturação da unidade

Da Agência Brasil | 18/01/2013 às 08h24
Publicidade

Três universidades federais firmaram acordo de parceria com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para a administração dos respectivos hospitais universitários: a UnB (Universidade de Brasília), a UFMA (Universidades Federal do Maranhão) e a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). De acordo com o portal do MEC (Ministério da Educação), a partir da assinatura do contrato, tem início a implantação de plano de reestruturação de cada hospital, a ser executado de forma conjunta entre universidade e empresa.

Além das três universidades, outras 14 instituições federais de educação superior assinarão os contratos com a empresa nos próximos meses. A parceria deve proporcionar a recuperação da infraestrutura física e tecnológica e a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Os profissionais serão contratados mediante a realização de concursos públicos e processos seletivos.

A Ebserh foi criada em dezembro do ano passado para administrar os recursos financeiros e humanos dos hospitais universitários. A empresa é vinculada ao Ministério da Educação e, pela lei que a criou em dezembro de 2011, trata-se de empresa pública de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. Os hospitais continuam academicamente subordinados às universidades, mas serão administrativamente independentes.

Leia mais notícias no R7 DF

Cortador de grama, celular e refrigerante congelado estão entre os motivos fúteis de crimes no DF

Atualmente, os 46 hospitais universitários vinculados a 32 universidades federais são responsáveis pela formação de grande número de profissionais médicos no país. Em determinadas regiões, são as unidades hospitalares mais importantes do serviço público de saúde e cumprem papel fundamental na consolidação do SUS (Serviço Único de Saúde), pois 70% das unidades são consideradas de grande porte e têm perfil assistencial de alta complexidade.

 

O Portal R7 está de cara nova. Clique aqui e conheça a maior home dos portais brasileiros!

 

 
Veja Relacionados:  unb, hub,
unb  hub 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS