• Twitter Created with Sketch.

Distrito Federal

Sinpol denuncia que policiais escalados para escoltar presos receberam coletes à prova de bala vencidos

Direção da PCDF diz que fará licitação para repor itens fora da validade

Do R7

Sindicato denuncia que coletes à prova de balas da PCDF estão vencidos
Sindicato denuncia que coletes à prova de balas da PCDF estão vencidos Divulgação

O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis do DF) denuncia que a direção geral da PCDF (Polícia Civil do DF) escalou agentes de polícia para auxiliar na escolta de presos durante paralisação da categoria. Segundo o sindicato, o trabalho deveria ser realizados por agentes policiais de custódia.

Além do desvio de função, o Sinpol afirma que os policiais civis foram colocados em situação de risco pois receberam coletes à prova de bale fora do prazo de validade. De acordo com o sindicato, os coletes distribuídos nesta segunda-feira (7) estão vencidos há cerca de um ano e meio, desde março de 2014.

Leia mais notícias no R7 DF

Procurada pelo R7, a direção-geral da Polícia Civil do DF esclareceu que a PCDF possui 2.391 coletes balísticos, sendo que 966 estão vencidos. A corporação informou também que em breve os coletes vencidos serão substituídos, tendo em vista que no próximo dia 15 será realizado pregão para a aquisição de 1.800 coletes balísticos.

Paralisação

Começou nesta segunda-feira (7) a paralisação de 72 horas dos policiais civis do Distrito Federal. A decisão de parar as atividades foi tomada em assembleia convocada pelo Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF) na última quinta-feira (3).

Enquanto durar a paralisação, serão suspensas as atividades de audiências de custódia (que envolvem, diariamente, em média 50 presos), o transporte de presos das delegacias para a carceragem e as visitas. Além disso, as diligências para o cumprimento de cerca de 11 mil mandados de prisão pendentes deixarão de ser executadas.

A paralisação afeta, principalmente, o funcionamento da Divisão Controle e Custódia de Presos e da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual.

  • Espalhe por aí:
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log
Access log