Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

8 nomes disputam para substituir brasileiro no cargo mais alto da OMC

Pressão aumenta para que o escolhido para o lugar de Roberto Azevêdo na Organização Mundial do Comércio seja um líder da África

Economia|Do R7

Roberto Azevêdo vai permanecer no cargo até agosto
Roberto Azevêdo vai permanecer no cargo até agosto Roberto Azevêdo vai permanecer no cargo até agosto

Oito candidatos, do México à Moldávia, irão disputar o mais elevado posto na OMC (Organização Mundial do Comércio), buscando convencerem seus 164 membros de que podem conduzir o órgão em meio à intensificação das tensões comerciais globais e do crescente protecionismo.

Uma enxurrada nas 24 horas finais acresceu três nomes na disputa para substituir o brasileIro Roberto Azevêdo, que deixará o posto ao fim de agosto, um ano antes do esperado.

Leia mais: OMC diz que queda recorde no comércio poderia ter sido pior

Com três dos seis últimos diretores-gerais provenientes da Europa e os outros da Tailândia, Brasil e Nova Zelândia, a pressão está aumentando para escolher um líder da África. 

Publicidade

No entanto, o continente não se uniu em torno de um único nome, apresentando três candidatos: do Egito, Quênia e Nigéria. Os outros são do Reino Unido, México, Moldávia, Arábia Saudita e Coreia do Sul. A OMC também nunca teve uma diretora. Três que estão na disputa são mulheres.

Todos os oito devem se apresentar ao conselho geral de embaixadores na próxima semana, antes de um período não especificado de campanha. "É como eleger um papa. É um processo de consenso", disse Hosuk Lee-Makiyama, diretor instituto de pesquisa ECIPE. O processo normalmente leva nove meses, mas a OMC agora quer fazê-lo em três.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.