Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acidentes de trabalho vitimam duas vezes mais os homens que as mulheres, diz IBGE

Pesquisa indica que 3,5 milhões deles se machucaram no serviço. Elas foram 1,5 milhão

Economia|Do R7

Quase 5 milhões de brasileiros se acidentaram no trabalho, diz IBGE
Quase 5 milhões de brasileiros se acidentaram no trabalho, diz IBGE Quase 5 milhões de brasileiros se acidentaram no trabalho, diz IBGE

Os homens se acidentam mais no trabalho que as mulheres. A Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (30), indica que trabalhadores do sexo masculino se machucam mais que o dobro de vezes que as mulheres.

Em 2013, base para o estudo, 3,5 milhões de homens com 18 anos ou mais se acidentaram no trabalho — 5,1% do total masculino da força de trabalho na época. Por outro lado, 1,5 milhão de mulheres se machucaram no serviço — 1,9% das trabalhadoras do sexo feminino.

Naquele ano, 3,4% de todos os trabalhadores foram vítimas de acidentes de trabalho — aproximadamente 5 milhões de pessoas. O IBGE informou ainda que a população ocupada era composta por 56,7% de homens e 43,3% de mulheres.

Leia mais notícias de Economia

Publicidade

Os acidentes de trabalho deixaram marcas a força produtiva do País. Segundo o instituto, um em cada três trabalhadores que se lesionaram deixaram de fazer as suas atividades habituais — 1,6 milhão de pessoas (32,9% do total). Outras 613 mil vítimas de acidentes de trabalho ficaram incapacitadas ou com alguma sequela (12,4% dos acidentados).

Considerando apenas o trânsito, 4,5 milhões de brasileiros sofreram algum acidente com lesões corporais — 3,1% das pessoas de 18 anos em 2013. Um terço desses acidentes ocorreram no trajeto para o trabalho (1,4 milhão de casos) e 445 mil aconteceram durante o serviço (9,9% do total).

Publicidade

Agressão no trabalho

O instituto informou ainda que 3,1% das pessoas de 18 anos ou mais sofreram alguma violência ou agressão (física, sexual, psicológica) no País em 2013. Isso representa nada menos que 4,6 milhões de pessoas.

Publicidade

Deste total, 846 mil foram alvo da violência ou da agressão no local de trabalho (18,4% do total). Quando o agressor era conhecido, as proporções foram de 1,8% para os homens (1,3 milhão) e 3,1% para as mulheres (2,4 milhões).

Considerando apenas pessoas conhecidas, as agressões ou violência atingiram 3,7 milhões de pessoas maiores de idade (2,5%), sendo que 439 mil foram agredidas no trabalho (11,9%). Neste recorte, o percentual de vítimas do sexo masculino foi maior: 2,6 milhões (3,7%) contra 2,1 milhões de mulheres (2,7%).

Em 2013, a população brasileura era estimada em 200,6 milhões de pessoas, sendo que 80% tinha 14 anos ou mais de idade. Considerada considerada em idade de trabalhar, essa parcela da população estava assim distribuída em relação ao mercado: população ocupada (57,9%), população fora da força de trabalho (38,5%) e população desocupada (3,5%).

A Pesquisa Nacional de Saúde 2013 - Indicadores de saúde e mercado de trabalho foi feita em todo o território nacional, com brasileiros de 18 anos ou mais, em ao menos 1.800 residências de cada uma das unidades da federação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.