Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações da ArcelorMittal saltam após resultado trimestral acima das expectativas

Economia|

Por Robert-Jan Bartunek

BRUXELAS (Reuters) - A ArcelorMittal, maior produtora mundial de aço, disse que a alta de preços do aço e dos volumes elevou seus resultados no segundo trimestre, levando as ações a subirem mais de 5 por cento para o pico em quase um ano.

O resultado do grupo subiu tanto na produção de aço e como de minério em todas as regiões, exceto no Brasil, onde os preços de venda caíram 25 por cento sobre um ano antes, com a recessão pesando sobre a demanda.

O resultado medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e a amortização, na sigla em inglês) quase dobrou no segundo trimestre sobre um ano antes, para 1,77 bilhão de dólares, bem acima da média 1,57 bilhão em uma pesquisa da Reuters com oito analistas.

Publicidade

A ArcelorMittal manteve a orientação para o Ebitda acima de 4,5 bilhões de dólares em 2016, ante 5,2 bilhões de dólares em 2015. "O ambiente de preços permanece estável com algum risco de queda," disse o vice-presidente financeiro Aditya Mittal, em teleconferência.

O grupo manteve a previsão de alta de até 0,5 por cento do consumo global aparente de aço, mas ajustou para baixo a perspectiva para o mercado de aço nos EUA, devido à menor oferta que resultou em menores estoques.

A dívida líquida caiu para 12,7 bilhões de dólares como resultado de uma emissão de 3 bilhões de dólares em ações em fevereiro e a venda de uma fatia no grupo espanhol Gestamp.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.